Monumento aos aviadores italianos na Ilha de Bolama
Não foi apenas o estadista Norte-americano General Ulysses Grant que deixou marcas na história do património cultural e arquitetónico da antiga capital portuguesa. A Ilha de Bolama tem também um monumento destinado a homenagear dois pilotos de aviação italianos que faziam um Cruzeiro Transatlântico entre a Itália e o Brasil e que, infelizmente, acabou em tragédia no espaço aério da antiga capital portuguesa.
No dia seis de Janeiro de 1931, numa queda de um avião com o registo A – IX de Itália, que fazia um Cruzeiro da Travessia Aéria transatlântica entre Roma e Brasil, morreram cincos italianos, entre os quais o piloto Capitão Luigi Bicinti, o piloto Tenente Ercole Imbastari, o rádio-telegrafista Major Maquinista Sargento Luigi Fois e o Sargento Maquista Felice Nensi.
O então governo de Portugal ergueu um Monumento de Homenagem aos Pilotos Aviadores italianos que infelizmente perderam a vida nesta tragédia, sendo atualmente património cultural da Ilha de Bolama, sendo um dos espaços mais visitados pelos jovens e turistas que visitam a antiga capital da Guiné-Bissau.