Sabores de Moçambique no Rocks Hotel a partir de sábado
A 10.ª edição da Semana Gastronómica de Moçambique, em Macau, vai contar uma vez mais com a cozinha do chef Carlos Khan da Graça, que trouxe a verdadeira comida moçambicana. Helena Brandão, presidente da Associação dos Amigos de Moçambique, explica que a escolha do chef era “óbvia”, Carlos Graça tem estado nas últimas edições e “na altura era o único chef moçambicano que conhecíamos, também tinha estado em Macau a estagiar no antigo Hyatt. Em Moçambique era já conhecido e pareceu-nos a escolha mais acertada”.
Até ao dia 25 de junho será possível degustar vários pratos tradicionais, como a matapa ( o prato mais conhecido da comida típica de Moçambique, feito de folhas de mandioca com coco), saladas, bolos e sopa à base de mandioca. Helena Brandão refere que vão estar presentes “outros pratos de influência goesa, como o caril, e outros ainda confecionados com amendoim, à boa maneira do sul de Moçambique, e não com coco, mais utilizado na zona centro e norte. Com destaque para a matapa, o caril de camarão com caranguejo e para acompanhar a mucapata ou a chima”.
Este ano o festival coincide com a celebração dos 43 anos da independência que se comemora a 25 de Junho, último dia do evento.
Helena Brandão refere que adesão tem sido boa desde a primeira edição, realizada em 2007, sendo que na sua maioria são originários dos países de língua portuguesa ou “chineses nascidos e criados em Moçambique e que agora residem em Macau. Se falarmos da comunidade chinesa local, nem tanto”, acrescenta.
O festival gastronómico conta ainda com animação do cantor moçambicano, Miguel Xabinza, nos dias 22 e 24 de junho.
Associação dos Amigos de Moçambique vai completar 26 anos de existência com um jantar que terá lugar no dia 23 e que “todos os anos tem sido muito participativo” concluiu Helena Brandão.
A Semana Gastronómica tem lugar no Vic´s Restaurante do Rocks Hotel, a partir de sábado e até ao dia 25 junho.