Conferência em Lisboa discute inovação e memória africana
O CHAM — Centro de Humanidades, vinculado à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e à Universidade dos Açores, vai realizar no próximo ano a sua IV Conferência Internacional, subordinada ao tema “Inovação, Invenção e Memória na África”. A iniciativa, que decorre em Lisboa de 17 a 20 de julho de 2019, vai concentrar-se em temas como os desafios, herança e conquistas no continente africano.
De acordo com o CHAM, o objetivo passa por, nesta edição da Conferência Internacional, “promover a apresentação e discussão de múltiplas abordagens disciplinares e contribuições para a compreensão de paisagens culturais, literárias, históricas, sociais, educacionais, artísticas, ecológicas e políticas em África”.
A conferência, que pretende atrair também académicos, estudantes, artistas e políticos africanos, irá promover “uma ampla abordagem disciplinar aos Estudos Africanos e um fórum dinâmico para discussão e produção de conhecimento”. Um especial destaque será dado à importância das futuras lideranças e ao papel dos jovens governantes, investigadores e artistas.
As inscrições para a IV Conferência Internacional abrem a 14 de março de 2019. Entretanto, até 16 de outubro deste ano, o CHAM está a receber propostas de painel e, entre 1 de novembro e 5 de fevereiro, podem ser feitas sugestões para artigos e posters científicos.
O CHAM é uma unidade de investigação interuniversitária, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que reúne investigadores com formação em diversas épocas, vários campos, bem como especialistas em história de diferentes espaços geográficos.