Dia do Herói Nacional – Homenagem a Agostinho Neto
O Clube Militar acolhe esta sexta-feira, 21 de setembro, pelas 18h15, uma sessão de homenagem a Agostinho Neto, líder da resistência ao colonialismo português em Angola e primeiro presidente daquele país africano.
Numa iniciativa simbólica, a Câmara de Comércio de Angola em Macau, no âmbito das comemorações do Dia do Herói Nacional que se assinalou a 17 de setembro, pretende dar a conhecer a faceta poética de Agostinho Neto com a leitura de alguns dos seus poemas.
António Agostinho Neto, primeiro presidente da República de Angola, era médico de profissão, poeta por vocação e um líder por natureza.
Em 1947, integrou o Movimento dos Jovens Intelectuais de Angola sob o lema “Vamos Descobrir Angola”. Em Coimbra, com Lúcio Lara e Orlando de Albuquerque, colaborou nas revistas “Momento” e “Mensagem”, órgãos da Associação dos Naturais de Angola.
Os seus poemas e artigos, aliados ao seu engajamento político, fizeram com que fosse perseguido e preso pela PIDE – Polícia Internacional de Defesa do Estado, órgão repressor da ditadura Salazarista que combatia os movimentos nacionalistas das colónias portuguesas de então.
Posto em liberdade, retoma a atividade política e intelectual, fundando em Lisboa, em parceria com Amilcar Cabral, Mário de Andrade, Marcelino dos Santos e Francisco José Tenreiro, o Centro de Estudos Africanos, orientado para a afirmação da nacionalidade africana.
O primeiro presidente de Angola faleceu a 10 de setembro de 1979 num hospital de Moscovo, na sequência de complicações ocorridas durante uma operação a um cancro do fígado.