Câmara de Oeiras equipa 90 salas de aulas na Guiné-Bissau
A Câmara Municipal de Oeiras entregou à autarquia de Bissau dez contentores com bens, incluindo mobiliário para equipar cerca de 90 salas de aulas de várias localidades da Guiné-Bissau.
“Em breve teremos cerca de 90 salas de aulas mobiladas em partes tão distantes como Gabu, Bafatá, Oio, Cacheu, Quinhamel e demais tabancas de Biombo e Bissau”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Bissau, Luís Melo, durante a cerimónia de entrega do material, que decorreu ontem em Bissau, no espaço verde em frente à autarquia.
Além do mobiliário para as salas de aula, a Câmara Municipal de Oeiras enviou, no âmbito do apoio que tem prestado à Guiné-Bissau, material informático, um jipe para a polícia de Quinhamel, fardas para a polícia municipal de Bissau e brinquedos.
“Na nossa cidade, em breve os polícias municipais envergarão fardamentos adequados e devidamente identificados e muitas crianças poderão brincar com as ofertas das crianças amigas de Oeiras”, disse Luís Melo.
O presidente da Câmara Municipal de Bissau, que agradeceu ao seu homólogo de Oeiras, Isaltino Morais, garantiu que vai “fazer o melhor” com aquele equipamento.
“Estamos a falar de um novo ciclo da cooperação e no novo ciclo da cooperação apostamos seriamente na ajuda à população local” e ao seu desenvolvimento e na educação, disse o adjunto do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Edmilson dos Santos.
Presente na cerimónia esteve também o embaixador de Portugal, António Alves de Carvalho, que destacou que na Guiné-Bissau está a viver-se um momento de “futuro, de esperança, de transformação, de viragem e do início de um novo ciclo” de vivência do país.
“Este ato reverte-se de um simbolismo profundo e esse simbolismo é conferido num momento em que decisões importantes estão a ser tomadas em relação ao futuro da Guiné-Bissau e chegam 10 contentores com este material. As coisas podem acontecer por acaso. Estamos a viver uma coincidência feliz no tempo a bem da educação da Guiné-Bissau”, disse, salientando que cabe aos guineenses o desafio fundamental do desenvolvimento e da afirmação do país.
A Câmara Municipal de Oeiras assinou em 2018 um acordo de cooperação com a autarquia de Bissau.
Fonte: Lusa