“A Humidade dos Dias”, de Luís Mesquita de Melo, apresentada em Macau
A obra “A Humidade dos Dias”, de Luís Mesquita de Melo, inaugura a editora Capítulo Oriental, e é apresentada por Sérgio de Almeida Correia, na sexta-feira, às 18:30, na Livraria Portuguesa de Macau, naquele território.
Sobre a obra, o escritor e ensaísta, Victor Rui Dores, assinala ser “escrito com boa fluência narrativa”, e “que desperta em nós uma imediata adesão afetiva, pois que estas páginas estão impregnadas de vozes, cheiros, sons, cores e sabores”.
A obra é feita de “memórias soltas dos ‘dias antigos e atlânticos’: o ‘vapor de quinze’; a fruta fresca do Pico; o balcão da casa do avô Silveira; as vindimas; o táxi do senhor Celestino; a camioneta do Cristiano; as arcadas do Liceu; os bailes, as paixões e ‘os beijos a saber a amoras’; o cinema ao ar livre”, entre outras como “o som das filarmónicas, das ganhoas e das cagarras; o sorvete da tarde; os bichos-da-seda”.
Luís Mesquita de Melo, de 55 anos, é licenciado em Direito e, em 1990, rumou ao Oriente tendo trabalhado em Macau. Regressou a Portugal em 1997, exerceu advocacia e voltou a Macau em 2005 para integrar o Grupo Las Vegas Sands, e atualmente reside no território.