“Lotus Eterno – Exposição de pintura de Ieong Tai Meng”
O Café Oriente do IPOR – Instituto Português do Oriente acolhe, até ao dia 17 de maio, a exposição “Lotus Eterno – Exposição de pintura de Ieong Tai Meng”.
Com esta mostra o artista presta contributo ao 40º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a República Popular da China e Portugal, ao mesmo tempo que “visa levar o público a fruir de uma experiência sensorial baseada na pintura e na caligrafia tradicionais chinesas”, lê-se num comunicado.
Nascido em Sanshui, na província de Guangdong, Ieong Tai Meng é um dos artistas chineses mais conceituados no momento, aplicando abordagens contemporâneas à tradição da pintura chinesa sobre tecido ou sobre papel artesanal. Agraciado com a Medalha de Ouro pela Societé Nationale des Beaux-Arts, no Salão Internacional de Paris, Ieong Tai Meng é também um importante académico que tem desempenhado um papel fundamental na formação de novos talentos artísticos em Macau.
Esta exposição, Organizada pela ACIML – Associação Comercial Internacional para os Mercados Lusófonos, em associação com a PAM – Pinturas A.M., conta com o apoio do Consulado-Geral de Portugal em Macau e Hong Kong e do IPOR, encontrando-se integrada no projeto “Arte Macau”, uma iniciativa do Executivo da RAEM à qual vários países, entre os quais Portugal, se associaram.
Esta iniciativa visa, segundo o Instituto Cultural, reunir “o poder de todas as artes do mundo para incentivar a criação artística local, potenciar o espírito humanístico de Macau e criar uma nova marca de turismo cultural”.