Universidade brasileira com vagas para cursos de línguas crioulas de países lusófonos
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) abre hoje inscrições para alunos interessados em participar dos cursos de línguas crioulas de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Moçambique.
Segundo informações divulgas no site da Unilab, as aulas serão conduzidas por estudantes vindos de países africanos, de base portuguesa, e é aberta a toda a comunidade académica.
As aulas terão início em maio e os encontros acontecem na Unidade Académica dos Palmares, em Acarape, cidade do estado brasileiro do Ceará.
A atividade é vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão de Línguas Estrangeiras e Portuguesa.
Já o campus da Unilab no estado brasileiro da Bahia divulgou que receberá até sexta-feira as inscrições para o curso “Introdução à Língua Cabo-verdiana”, vinculado ao Instituto de Humanidades e Letras (IHL).
O público-alvo abrange os alunos, professores e funcionários da Unilab, como também à comunidade externa.
O campus da Unilab na Bahia está localizado na cidade de São Francisco do Conde na região metropolitana de Salvador.
Idealizada no Governo do ex-Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, a Unilab foi inaugurada em 2010 para contribuir com a integração do Brasil com países de língua portuguesa, nomeadamente as nações africanas.
Atualmente, a universidade tem três polos no nordeste brasileiro, duas no estado do Ceará e uma na Bahia.
A Unilab assume-se com a “missão institucional específica formar recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa” e “especialmente os países africanos”, bem como “promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional”.
Fonte: Lusa