Jornal de Macau distinguido em Lisboa por divulgar língua e cultura portuguesas
A Sociedade Histórica da Independência de Portugal (SHIP) entrega na quinta-feira o diploma de sócio de mérito ao semanário católico de Macau O Clarim, pelo trabalho desenvolvido na divulgação da língua e da cultura portuguesas.
O diploma vai ser entregue ao diretor do jornal, padre José Mandía, na sessão solene das comemorações do dia da SHIP, a realizar no salão nobre do Palácio da Independência, em Lisboa, numa cerimónia que deverá ser presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou O Clarim, em comunicado.
A SHIP “é uma associação de utilidade pública vocacionada para a valorização e divulgação dos valores da Portugalidade, muito particularmente na área das Ciências, Letras e Artes”, pode ler-se na mesma nota.
A decisão de atribuir ao semanário a categoria de sócio de mérito foi tomada na Assembleia-geral da associação, que decorreu em 11 de abril.
Atualmente publicado em português, chinês e inglês, O Clarim foi fundado em 1948, sendo o jornal de língua portuguesa mais antigo de Macau.
Fonte: Lusa