Portugal: Alunos moçambicanos vão ter apoio para estudar na Universidade da Beira Interior

A Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, e o Instituto de Bolsas de Estudo de Moçambique (IBE) assinaram um Memorando de Entendimento com o objetivo de implementar um programa de bolsas de estudo para moçambicanos que pretendam frequentar cursos da UBI.

Segundo a UBI, a parceria abrange os três ciclos (Licenciatura/Mestrado Integrado, Mestrado ou Doutoramento), e é o “corolário da vontade comum de facilitar e encorajar a cooperação nos domínios do Ensino Superior e da formação de quadros.”

O documento foi assinado entre o Reitor da UBI, António Fidalgo, e o Director-Geral do IBE, Octávio Manuel de Jesus.

O protocolo, oficializado no dia 21 de maio, associa a UBI ao organismo que, em Moçambique, superintende a área de Ensino Superior encarregue de materializar a política de apoio aos estudantes que frequentam uma formação de nível superior, através da concessão de bolsas de estudo.

À semelhança do que acontece com outros países africanos, os alunos de Moçambique que venham a ser abrangidos por este Memorando beneficiam de apoio na formalização do acesso à UBI e, depois, nos custos associados à formação.

Terão assim oportunidade de integrar uma academia que tem desempenhado um importante papel na formação de Superior de estudantes lusófonos, como reconhece o IBE, organismo que integra o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Tecnico-Profissional de Moçambique.

No texto do Memorando de Entendimento acordado por ambas as partes, o IBE manifesta-se consciente da “importância de que se revestem os domínios de formação oferecidos pela UBI para o desenvolvimento socioeconómico de Moçambique”.

O acordo estará em vigor para os próximos cinco anos.

Partilhe esta história, escolha a plataforma!