ILLP apresenta exposição “Turma da Mónica: viagem aos países de língua portuguesa”

“Turma da Mónica: viagem aos países de língua portuguesa” é uma exposição de dois meses, no Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), para divulgar o Vocabulário Ortográfico Comum (VOC), dos países da comunidade.

A iniciativa é da Embaixada do Brasil em Cabo Verde e o ILLP, e enquadra-se no âmbito da Reunião do Conselho Científico da entidade, tendo foco principal o público infanto-juvenil, com uma “abordagem divertida” das diferentes maneiras de falar português nos países da CPLP.

Em declarações à imprensa, a directora do Departamento Cultural do Itamaraty (Ministério de Negócios Estrangeiro) do Brasil, Paula de Sousa, esclareceu que depois da viagem para América Latina e Portugal, a Turma da Mónica chega a Cabo Verde através de uma forma muito lúdica e a partir da própria perspectiva das crianças.

“Trazemos como elemento comum, palavras   do nosso vocabulário ortográfico (…) para demonstrar um espaço que ultrapassa o Brasil   e demonstra a um mundo que fala a mesma língua”, explicou.

Por sua vez, o director executivo do ILLP, Incanha Intumbo disse que esta exposição se trata de uma mostra da diversidade cultural   dos países da CPLP, apesar de “unidade linguística”.

Esclareceu que embora seja dirigida para as crianças pode servir para os adultos que terão oportunidade de conhecer os países   através de uma  outra  perspectiva,  apesar do desfasamento geográfico.

Composta por 35 painéis com textos e ilustrações, a exposição é adaptada de obra homónima, de autoria do escritor José Santos e dos estúdios Maurício de Sousa, a ser lançada no segundo semestre, no Brasil.

Criados nos anos de 1960 pelo cartoonista brasileiro Maurício de Sousa, os personagens da Turma da Mónica têm produtos licenciados em 40 países e 14 idiomas.

Na exposição em cartaz no IILP, o público poderá acompanhar a viagem e as descobertas da Mónica, do Cebolinha, da Magali e demais integrantes da turminha em seu périplo pelos nove países da CPLP.

No dia 01 de Junho, dia internacional da criança, a exposição vai estar aberta para visitação pelo público em geral das 15 às 18:00.

Fonte: Inforpress

Partilhe esta história, escolha a plataforma!