Zetho Cunha Gonçalves vence primeira edição do prémio de literatura dstangola/Camões
O poeta angolano Zetho Cunha Gonçalves é o vencedor da primeira edição do prémio de literatura dstangola/Camões, pela obra “Noite Vertical”, indica o sítio oficial do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
O galardão, no valor de 15 mil euros, será entregue a 10 de junho, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, na União dos Escritores Angolanos, em Luanda, numa cerimónia que vai contar com a declamação de poemas do livro vencedor.
“O Prémio de Literatura dstangola/Camões, lançado no início do ano pelo dstgroup e pelo Camões I.P. pretende distinguir, anualmente e de forma alternada, títulos em poesia e em prosa, de autores nascidos em Angola e publicados em língua portuguesa”, anunciou o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua no seu sítio oficial, na Internet.
A primeira edição da iniciativa registou cerca de duas dezenas de candidaturas, e consagrou a obra poética “Noite Vertical”, de Zetho Cunha Gonçalves.
“No âmbito do protocolo Empresa Promotora da Língua Portuguesa, firmado entre o dstgroup e o Camões, I.P., o grupo comprometeu-se a apoiar o Camões – Centro Cultural Português em Luanda, onde já foi criada a sala de leitura dstangola, inaugurada pelo Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa”, acrescenta.
Zetho Cunha Gonçalves, que nasceu em Huambo, a 01 de julho de 1960, e vive em Lisboa, é poeta, ensaísta, tradutor e autor de literatura infantil e juvenil.
Em 2018 viu o seu nome ser proposto para o Prémio Nobel de Literatura.
“A Palavra Exuberante”, “Fernando Pessoa – Um Retrato Fora da Arca” e “Rio Sem Margem” estão entre os títulos publicados em Portugal de Zetho Cunha Gonçalves.
Fonte: Lusa