Angola: Ilustrador brasileiro Marcelo D’Salete fala sobre banda desenhada
“Quadro e Desenquadro” é o tema de uma palestra a ser proferida, quinta-feira, 25 de julho, às 19h00, no Centro Cultural Brasil – Angola (CCBA), em Luanda, pelo ilustrador brasileiro Marcelo D’Salete, inserido no programa “Puxa-Palavra”.
Com entrada gratuita, a palestra terá a mediação do escritor Ondjaki e é sucedida de uma sessão de autógrafos do livro “Angola Janga”, de Marcelo D’Salete.
A palestra trata da criação e desenvolvimento dos livros “Angola Janga” e “Cumbe”. A partir dessa experiência, o autor discute as estratégias de criação de narrativas envolvendo temas diaspóricos e negros nas histórias de banda desenhada.
No sábado, às 14h00, realiza-se no CCBA um debate denominado “Encontros com a História: Brasil e Angola”, entre o professor e ilustrador brasileiro Marcelo D’Salete e o professor e escritor angolano Alberto Oliveira Pinto.
O ilustrador brasileiro, que tem patente no CCBA até 11 de Agosto a exposição internacional “Angola Janga”, vai na sexta-feira, das 14h00 às 17h00, duas oficinas de desenho denominadas “Narrativas Negras em Banda Desenhada”. Nas oficinas, Marcelo D’Salete apresentará a história e a estrutura da banda desenhada, permeadas pela experiência e obra do autor sobre narrativas negras.
A actividade inclui exercícios práticos de montagem de cenas de HQ, criação de uma nova narrativa pelos participantes e posterior conversa sobre os resultados.Marcelo D’Salete é professor e autor de histórias de banda desenhada. Estudou Design Gráfico e é graduado em Artes Plásticas.
Fonte: Jornal de Angola