Angola: Primeiro Banco de Leite pode abrir em Outubro
As condições técnicas, humanas e de infraestruturas para entrada em funcionamento do primeiro Banco de Leite Humano em Angola, marcada para Outubro, estão criadas, avançou, em Luanda, a coordenadora do projecto.
Em declarações ao Jornal de Angola, à margem da formação sobre instalação de equipamentos para armazenamento de leite humano, a médica Elisa Gaspar disse que os 25 técnicos da Maternidade Lucrécia Paim estão preparados para a partir de Outubro administrarem o processo de recolha, tratamento e entrega do leite aos necessitados.
A entrada em funcionamento do Banco de Leite Humano em Angola, frisou a coordenadora do projecto, vai fazer com que o número de mortes de crianças internadas em unidades sanitárias públicas de tratamento intensivo neonatal na capital seja reduzido.
Muitos bebés internados na Maternidade Lucrécia Paim e não só, disse Elisa Gaspar, além de precisarem de uma assistência medicamentosa intensiva, também necessitam uma alimentação à base de leite humano. Sendo assim, referiu Elisa Gaspar, a entrada em funcionamento do primeiro Banco de Leite Humano em Angola vai dar início a uma nova etapa que consiste em salvar vidas de crianças em situação de risco e evitar mais casos de mal nutrição.
Em cinco dias de formação, 25 técnicos vão receber matérias sobre instalação de equipamentos, testagem, conservação e aferição da qualidade do leite a ser entregue às crianças necessitadas.
O especialista brasileiro em Saúde Pública Jonas Borges da Silva, convidado para administrar a formação sobre instalação de equipamentos, disse que a criação de condições técnicas, humanas e de infraestruturas é um passo seguro.
Fonte: Jornal de Angola