Era Uma Vez o Meu Mar

A “Somos! – Associação de Comunicação em Língua Portuguesa” (Somos – ACLP) vai lançar, no dia 15 de setembro, um concurso infantojuvenil de contos, com o qual pretende despertar e promover o gosto pela leitura e escrita em língua portuguesa entre os alunos de escolas de países e regiões lusófonos. O tema eleito para a edição inaugural é “Era uma Vez o Meu Mar”. A iniciativa apela igualmente aos sentidos, criatividade e imaginação dos mais novos ao abarcar uma segunda fase de ilustração desses mesmos contos.

O concurso conta com padrinhos de renome internacional nas respetivas áreas, o conhecido escritor angolano Ondjaki e o famoso cartoonista português António Antunes. Caber-lhes-á ainda a escolha do conto e da ilustração vencedores, em conjunto com um painel de jurados.

A iniciativa envolverá a participação de uma escola por cada país/região, num total de nove instituições e destina-se a alunos do 5º e 6º anos de escolaridade (10 aos 12 anos) dos estabelecimentos de ensino participantes, onde o Português é utilizado como língua veicular.

Cada escola deverá concorrer com um conto original, que poderá ser produzido individualmente ou em grupo. Numa fase posterior, os contos serão distribuídos aleatoriamente por todas as escolas participantes para a respetiva ilustração.

O prémio divide-se, assim, em duas categorias, distinguindo-se, numa primeira fase o melhor conto inédito em língua portuguesa e, numa segunda etapa, a ilustração. O valor monetário total do prémio é de 12, 500.00 patacas, destinando-se 7, 500.00 patacas à escola vencedora na categoria de conto e 5, 000.00 patacas à instituição de ensino vencedora na categoria de ilustração.

Mais tarde, a Somos – ACLP irá publicar os contos em livro, com as ilustrações. Os textos serão ainda traduzidos e adaptados para a língua chinesa.

A inscrição no concurso deve ser efetuada através do formulário que se encontra no final desta página, a partir do dia 15 e tendo em conta o calendário (ver regulamento).

Escolas participantes:

1. Angola – Escola de Aplicação e Ensaio. Luanda.
2. Brasil – Instituto Pandavas Núcleo de Educação, Cultura e Ações Socioambientais. São Paulo.
3. Cabo Verde – Escola Básica Eugénio Tavares Achada Santo António. Cidade da Praia.
4. Guiné – Bissau – Escola EBU Prof. António José de Sousa. Bissau.
5. Moçambique – Escola Primária Matchik – Tchik. Cidade de Maputo.
6. Macau – Escola Luso-Chinesa da Flora
7. Portugal – Agrupamento de Escolas “A Lã e a Neve”. Covilhã.
8. São Tomé e Príncipe – ARCAR – Associação para Reinserção das Crianças Abandonadas e em Situação de Risco. São Tomé.
9. Timor-Leste – Escola Portuguesa de Díli – Centro de Ensino e Língua Portuguesa Ruy Cinatti. Díli.

Elementos do júri:

Contos: O júri é constituído pelo padrinho Onjdaki; Nuno Gomes, Olga Pereira e Sara Augusto.

Ilustração: O júri é constituído pelo padrinho Antônio Antunes; Rodrigo de Matos, Susana Diniz e Welsey Chan.

Partilhe esta história, escolha a plataforma!