Angola: Quotidiano infantil visto em fotografias

/Angola: Quotidiano infantil visto em fotografias

Angola: Quotidiano infantil visto em fotografias

“Vivência dos Kandengues II” é o título da exposição fotográfica sobre o quotidiano das crianças, que é inaugurada, dia 12 de Outubro, às 10h00, na Casa da Cultura V Club, no Distrito Urbano do Sambizanga, em Luanda, pelo fotojornalista freelancer Manuel Tomás.

A exposição, composta por 26 fotografias, no formato preto e branco, fica patente até 19 de Outubro. Realizada com a produção da Kaniaki Cultural, a mostra, que explora os hábitos das crianças das zonas urbanas, suburbanas e rurais, é parte de um projecto fotográfico iniciado em 2009, pelo fotojornalista em Luanda, no Bengo e no Cuanza-Norte.

Na mostra “Vivências de Kandengues II” Manuel Tomás decidiu inovar e misturar o fotojornalismo com a vertente artística, para apresentar um trabalho completamente diferente do anterior no qual o público vai poder observar a criatividade e a inocência infantil, assim como alguns dos factos das suas realidades, onde sobressaem os maltratos e abusos.

Para melhor ilustrar algumas das situações negativas vividas pelas crianças, Manuel Tomás disse que optou por imagens a preto e branco, para assim direccionar o público ao assunto principal, a crescente falta de atenção para com as crianças.

O objectivo da exposição, conta, é também ajudar a promover os direitos das crianças, assim como incentivá-las ao gosto pela leitura e as artes. “As crianças de hoje têm brinquedos electrónicos, mas, em contrapartida, sofrem uma grande inversão de valores. Existem muitas delas que são violentadas ao terem sido abandonadas.

Algumas acabam por adquirir vários vícios. A ideia da exposição é levar também o público a reflectir sobre a infância de ontem e a de hoje”, disse Manuel Tomás.

Para documentar e perpetuar para as gerações vindouras algumas das brincadeiras de antes e as actuais, o fotógrafo disse que pretende apresentar, no próximo ano, um livro de fotografia no qual vai exibir a diferença entre o passado e o presente, assim como as mudanças podem influenciar no crescimento das crianças.

Manuel Tomás é fotógrafo há 19 anos.

Formado em Fotografia Geral, pela Efraim Photo Color, em Luanda, em 2000, especializou-se em fotojornalismo, em 2009, pela World Press Photo. No mesmo ano, participou no BesaFoto tendo ficado entre os melhores.

Fonte: Jornal de Angola

Por | 2019-09-25T05:15:32+00:00 25 de Setembro de 2019|Categorias: Arte, Cultura||0 Comentários

Sobre o autor:

Somos
Multiplataforma de comunicação numa mesma língua que junta contadores de estórias de Macau, da China e de todos os espaços do universo lusófono.

Deixe um comentário