Cabo Verde estreia-se nos Jogos Mundiais da Special Olympics em Abu Dhabi

/Cabo Verde estreia-se nos Jogos Mundiais da Special Olympics em Abu Dhabi

Cabo Verde estreia-se nos Jogos Mundiais da Special Olympics em Abu Dhabi

 A delegação cabo-verdiana do Special Olympics, que decorre de 14 a 21 deste mês, já se encontra em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, para disputar os Jogos Mundiais.

A comitiva cabo-verdiana é integrada pelos atletas Adérito Nunes, António dos Santos, Tamires Rodrigues, Marlene Levy, pelos treinadores Paulo Soares (Praia) e Jaqueline Reis (Sal), pelo presidente do COPAC, Rodrigo Bejarano, e pelo médico Ernesto Ramos, numa missão chefiada pelo secretário-geral, Elton Gonçalves.

O presidente do Comité Paralímpico de Cabo Verde (COPAC), Rodrigo Bejarano, considera esta participação em no Special Olympics como um dos momentos altos para o desporto adaptado cabo-verdiano.

Esta presença inédita de Cabo Verde no evento, já é vista como o “culminar de um processo” iniciado há já algum tempo com esta organização internacional para que o arquipélago possa ingressar na família do Special Olympics.

Considerado o maior evento desportivo e humanitário, os Jogos Mundiais da Special Olympics deste ano contam com o concurso de 7.000 atletas em representação de mais de 170 países para participar em 24 disciplinas desportivas olímpicas.

A Região da África está representada por 36 países, com mais de 600 atletas a competir nesta edição que conta com mais 14 novos Comités Fundadores do movimento da Special Olympics, da qual Cabo Verde se estreia ao lado de Burundi, Chade, Congo, Guiné Equatorial, Etiópia, Guiné-Bissau, Guiné Conacri, Lesoto, Libéria, Madagáscar, Moçambique, Níger e Sudão do Sul.

Estes jogos têm assegurado o apoio de mais de 20.000 voluntários que participarão do maior programa de trabalho voluntário já realizado nos Emirados Árabes Unidos e serão os jogos mais unificados nos 50 anos de história do movimento das Olimpíadas Especiais.

Sob o patrocínio do sheikh Mohamed Bin Zayed Al Nahyan, príncipe herdeiro de Abu Dhabi, os Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais de Abu Dhabi serão os primeiros Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais a serem realizados no Oriente Médio e Norte da África.

Fonte: Inforpress

Por | 2019-03-12T06:05:51+00:00 12 de Março de 2019|Categorias: Desporto||0 Comentários

Sobre o autor:

Somos
Multiplataforma de comunicação numa mesma língua que junta contadores de estórias de Macau, da China e de todos os espaços do universo lusófono.

Deixe um comentário