Casa Niemeyer em Brasília promove residência artística digital com portugueses e brasileiros

/Casa Niemeyer em Brasília promove residência artística digital com portugueses e brasileiros

Casa Niemeyer em Brasília promove residência artística digital com portugueses e brasileiros

A Casa Niemeyer em Brasília e a EMERGE – Associação Cultural portuguesa, realizarão, entre 21 e 25 de setembro, a primeira Residência Artística Internacional Oca em versão ‘online’, intitulada “Transmetatlanticus”, num ação inédita com portugueses e brasileiros.

São dez os artistas que participarão na residência, sendo cinco estabelecidos no Brasil e cinco em Portugal, convidados pelos curadores Ana Avelar, da Casa Niemeyer, e por Heloísa Vivanco Pires e Jorge Reis, da EMERGE.

A ação, ainda em caráter piloto, está integrada nas atividades da 20.ª Semana Universitária da Universidade de Brasília (UnB), na capital brasileira.

Da parte portuguesa, a Residência contará com os artistas Carolina Grilo Santos, Francisco Vidal, Inês Norton, Ludmila Queirós e Sónia Carvalho. Já a representar o Brasil estarão Carlos Monroy, Cecília Lima, Gustavo Von Ha, Renata Felinto e Sol Casal.

Na ação, serão promovidas conversas e ‘workshops’ com artistas convidados, entre outras atividades. No dia do encerramento, em 25 de setembro, será apresentada uma criação conjunta ‘online’, planeada pelos residentes.

“‘Transmetatlanticus’ é, portanto, uma ação coletiva com artistas portugueses e brasileiros que decorrerá no mundo ‘online’. Nesta ‘performance’, o ‘online’ é a matéria de exploração artística que servirá como ponto de partida”, indicou a organização do evento em comunicado.

“Assumindo esta plataforma como a ferramenta de criação, os artistas envolvidos irão articular entre si como estabelecer a ação final. A ação explorará temas que nascem da ambiguidade de uma fronteira – embora distantes, artistas encontram-se ‘online’ simultaneamente”, acrescentou o texto.

Todas as ações serão transmitidas virtualmente, no canal do YouTube do Dex/UnB (Decanato de Extensão da Universidade de Brasília) e nas redes sociais da Casa Niemeyer e da EMERGE.

Simultaneamente, a programação inserir-se-á na 20.ª Semana Universitária da UnB e na 14.ª Primavera dos Museus, ação dos museus brasileiros, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que une, durante uma semana, instituições museológicas em torno de atividades para todos os públicos.

A “Transmetatlanticus: Residência Artística Internacional Oca” conta com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil e do Instituto Camões – Centro Cultural Português em Brasília.

Fonte: Lusa

 

Por | 2020-09-17T06:26:10+00:00 17 de Setembro de 2020|Categorias: Cultura||0 Comentários

Sobre o autor:

Somos
Multiplataforma de comunicação numa mesma língua que junta contadores de estórias de Macau, da China e de todos os espaços do universo lusófono.

Deixe um comentário