V Edição Do Concurso De Fotografia: “Somos – Imagens Da Lusofonia: Em cada rosto, um legado coletivo”

Nota: As inscrições só abrem às 00h00 do dia 20 de maio, horário de Macau.

A “Somos! – Associação de Comunicação em Língua Portuguesa” (Somos – ACLP) vai lançar, na próxima segunda-feira, dia 20 de maio, a sua V edição do concurso de fotografia Somos – Imagens da Lusofonia, subordinada ao tema “Em cada rosto, um legado coletivo”, sendo a proposta justamente uma abordagem à fotografia de retrato. Assim, nesta edição, o foco é colocado no plano individual, nos rostos que compõem o mundo lusófono, devendo a lente refletir a multiculturalidade bem como a interculturalidade, e a luz desvendar a singularidade da herança cultural.

Deste modo, a associação insta os concorrentes a evidenciarem, através de diferentes técnicas de fotografia de retrato, os traços identitários que marcam as diferentes comunidades lusófonas, mas também os elementos distintivos que vão além dos limites geográficos e são comuns e transversais a todo o universo lusófono. Simultaneamente, devem ser refletidos os elementos intergeracionais, o legado cultural, herdado e mantido pelas comunidades lusófonas, cativados em aspetos do quotidiano, tradições e costumes, ou mesmo caraterísticas físicas.
O legado cultural de uma sociedade pode ser retratado num semblante, bem como numa multiplicidade de elementos culturais – há mil e uma oportunidades de captação das semelhanças, mas também das diferenças inter-regionais que tanto contribuem para a diversidade cultural. A Somos – ACLP encoraja os concorrentes a apresentarem fotografias que mostrem igualmente a sua visão única e criativa sobre esta comunidade, os seus indivíduos e a sua riqueza cultural.

O concurso Somos – Imagens da Lusofonia 2023/24 destina-se a todos os cidadãos dos países e regiões da Lusofonia ou residentes de Macau que possuam fotografias de qualidade, e enquadradas com o tema selecionado, tiradas em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Goa, Damão e Diu. Esta é uma das iniciativas anuais da Somos – ACLP, com as quais a associação procura promover uma maior proximidade e entendimento, através de Macau, entre os países e regiões de língua oficial portuguesa.

As fotografias que respeitarem o tema e os critérios do regulamento serão admitidas a concurso e caberá posteriormente ao júri de profissionais da área da fotografia a escolha das três vencedoras, às quais serão atribuídos prémios pecuniários no valor de 10 mil patacas ao primeiro classificado, 5 mil patacas ao segundo e 3.500 patacas ao terceiro. Além disso, prevê-se a entrega de menções honrosas (através de certificado), caso os trabalhos apresentados assim o justifiquem. Essas imagens farão ainda parte de uma exposição subsequente, com a curadoria de Francisco Ricarte, a ser organizada pela Somos – ACLP, em Macau. Integrarão essa mostra também outras fotografias selecionadas pelo júri pela sua relevância ou valor para o tema do concurso fotográfico e para o propósito da Somos – ACLP de projetar a dimensão cultural da Lusofonia, assim como o papel de Macau enquanto plataforma que une a China e os países/regiões de Língua Portuguesa.

Para assinalar o sucesso que tem sido esta iniciativa, e já a entrar na quinta edição, a Somos! – ACLP pretende editar um catálogo de fotografia, que será apresentado quando da inauguração, o mesmo reúne as melhores fotografias dos últimos cinco anos com o tema “Somos Imagens da Lusofonia – 5 Anos” destacando as exposições sobre o universo lusófono em Macau. Nesta coleção única e envolvente, apresentamos imagens que capturam a essência e a diversidade dessas regiões, revelando a conexão humana e cultural que une Macau e os países da CPLP

A V edição do concurso de fotografia Somos – Imagens da Lusofonia, subordinada ao tema “Em cada rosto, um legado coletivo”, tem o apoio (patrocínio) do Fundo de Desenvolvimento da Cultura do Governo da Região Administrativa Especial de Macau.

A inscrição no concurso fotográfico é gratuita e pode ser efetuada através do formulário que se encontra no website da Somos — ACLP (www.somosportugues.com), entre 20 de maio até 20 de junho.

Regulamento do concurso de fotografia 

Referências biográficas dos elementos do júri:

Gonçalo Lobo Pinheiro(presidente do júri) Fotojornalista português radicado em Macau há 13 anos, somando vários anos de carreira. Colaborou com diversos jornais e revistas portugueses e de Macau. Vencedor de diversos prémios, já realizou exposições individuais e coletivas. É atualmente fotojornalista e colaborador da Agência Lusa em Macau.

Osvaldo Silva(Angola) Nascido em Luanda, capital de Angola, começou a sua carreira de fotógrafo em 2012, entre a arte da fotografia e a profissão jornalística em coberturas de eventos sociais e logo passando para o fotojornalismo, com passagem como correspondente da Agence France Presse, em Angola. Licenciado em Jornalismo pela Universidade Metropolitana de Angola, a fotografia é, para Osvaldo Silva, a forma de se identificar, contando histórias

Maria João Gala(Portugal) Nasceu em Luanda, mas ainda pequena mudou-se com os pais para Portugal. Formada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto deu aulas de arte. Decidiu deixar a profissão e seguir o sonho da fotografia. Estudou no Instituto Português de Fotografia e descobriu a sua grande paixão.  Estagiou no jornal Público e passou a colaborar regularmente com todas as publicações da Global Media Group. É colaboradora da revista Humanista, da Amnistia Internacional e com os jornais Observador e Público. Em 2017, ganhou, em co-autoria com a jornalista Sara Dias Oliveira, o prémio imprensa no concurso Dignitas com o trabalho para a Notícias Magazine ” Corre, Paulinho, Corre”. Em 2023 foi a primeira classificada, num trabalho também em co-autoria com a jornalista Sara Dias Oliveira, do Prémio “Desporto com Ética 2023” – na categoria Imprensa Desportiva e/ou Generalista. 

António Azevedo(Portugal) – É um fotógrafo português cuja paixão pela arte da fotografia levou-o a estudar no prestigiado AR.CO (Centro de Arte e Comunicação Visual), onde aprimorou as suas habilidades e desenvolveu um estilo distinto e autêntico. A sua carreira profissional teve início no final dos anos 90 no jornal desportivo O Jogo, onde o seu olhar aguçado capturou momentos icónicos e emocionantes do mundo desportivo. Posteriormente, integrou a equipa do jornal A Bola, onde sua perícia fotográfica contribuiu para enriquecer as páginas do jornal. Atualmente, António Azevedo trabalha como freelancer, aproveitando sua liberdade criativa para explorar uma variedade de projetos e temas. 

Paulo Salgado(Brasil) Fotógrafo com Pós-Graduação em Fotografia: “Imagem, Memória e Comunicação” – Universidade Candido Mendes; tem curso de impressão fine art pela Fine Photo e de gerenciamento de cores pela Coralis, empresa de referência para profissionais que trabalham com processos que exijam precisão na utilização de cores; possui, ainda, cursos de História da arte Moderna e Contemporânea (Escola de Artes Visuais do Parque Lage – RJ) e de fotografia (Ateliê da Imagem e na Escola de Fotografia – Visual Arts), participou do livro Saara-Rio de Janeiro e menção honrosa no 9º concurso fotográfico Leica-Fotografe. Diretor e fundador da Icon Artes Galeria e da Icon Estúdio de Impressão Fine Art.

Alan Ieon(Macau) Natural de Macau licenciou-se na Universidade Nacional Tsing Hua, em Taiwan. É um dos editores e fundadores do colectivo fotográfico de Macau “Dialect” e editor de livros fotográficos na editora Brownie Publishing. Actualmente vive e trabalha em Macau, os seus trabalhos têm sido exibidos em diversas exposições e revistas em diferentes países e regiões, incluindo Macau, Hong Kong, Taiwan, China e Singapura.

 

Formulário de inscrição

*Campos de preenchimento obrigatório.

No concurso “Somos – Imagens Da Lusofonia: Em cada rosto, um legado coletivo” os participantes devem submeter os seguintes documentos:

  1. As 3 fotografias a concurso no tamanho original.
  2. Memória descritiva entre 500 a 800 caracteres em português.
  3. Fotocópia do passaporte ou cartão de identificação.
  4. Para os participantes menores de 18 anos é necessário o envio conjunto de uma autorização de participação assinada pelos pais/encarregado de educação.

Os participantes deverão enviar os documentos via link do wetransfer.com

  1. Instruções para gerar link wetransfer.
  2. Seleccione os ficheiros necessários.
  3. Clique no botão redondo com reticências.
  4. Escolha "Link" e clique em Transferir.
  5. Depois de transferido copie o link e coloque no campo Link WeTransfer deste formulário.

Imagem com animação das instruções:

Clique na imagem para ver como.
Partilhe esta história, escolha a plataforma!