IV Edição do Concurso de Fotografia: “Somos – Imagens da Lusofonia: Na solidão dos dias”

A Somos! – Associação de Comunicação em Língua Portuguesa (Somos — ACLP) vai lançar, no dia 24 de julho, a quarta edição do concurso de fotografia “Somos – Imagens da Lusofonia”, subordinada ao tema “Na solidão dos dias”. Depois de um hiato de cerca de dois anos, devido às medidas de combate à pandemia de COVID-19, na edição deste ano, a associação desafia os participantes a fazerem uma autorreflexão e a submeterem fotografias que simbolizem justamente o tipo de solidão vivido naqueles dias de restrições impostas globalmente pelas autoridades sanitárias.
Com a declaração, em Maio, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), do fim da pandemia de COVID-19, as interações sociais, bem como as atividades conjuntas parecem ter definitivamente normalizado, mas fica ainda a marca indelével dos dias de encerramento, afastamento e circunscrição. A pandemia de COVID-19 marcou o nosso quotidiano nos últimos anos, agravando a solidão e o isolamento social, em todo o mundo, o que inevitavelmente distanciou povos, nomeadamente dos Países de Língua Portuguesa e Macau. Fortes medidas restritivas, como confinamentos e encerramento de fronteiras, limitaram as viagens, e também a movimentação de pessoas dentro dos próprios países e áreas de residência. Estas políticas causaram medo, solidão e deixaram-nos órfãos de afetos.

A Somos — ACLP pretende, portanto, reunir imagens que retratem como a pandemia mudou a nossa vida e mesmo fragmentos desses momentos de solidão originados pela pandemia, por exemplo em contextos hospitalares, em lares, escolas, nos quartos de casa… As fotografias devem ser capazes de transbordar o que sentiram as comunidades dos Países de Língua Portuguesa e de Macau nesse período e – agora com o devido distanciamento – dar uma visão de como se vai fechando esse ciclo de solidão. Por outro lado, podem igualmente destacar o que não voltou ao que era, os aspetos aos quais a pandemia atribui um caráter de imutabilidade.

O concurso “Somos – Imagens da Lusofonia 2022/23 destina-se a todos os cidadãos dos países e regiões da Lusofonia ou residentes de Macau que possuam fotografias de qualidade, e enquadradas com o tema selecionado, tiradas em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Goa, Damão e Diu. Esta é uma das iniciativas anuais da Somos — ACLP, com as quais a associação procura promover uma maior proximidade e entendimento, através de Macau, entre os países e regiões de língua oficial portuguesa.

As fotografias que respeitarem o tema e os critérios do regulamento serão admitidas a concurso e caberá posteriormente ao júri de profissionais da área da fotografia a escolha das três vencedoras, às quais serão atribuídos prémios pecuniários no valor de 10 mil patacas ao primeiro classificado, 5 mil patacas ao segundo e 3.500 patacas ao terceiro.

Essas imagens farão ainda parte de uma exposição subsequente, a ser organizada pela Somos — ACLP e com a curadoria do fotógrafo António Sanmarful, conjuntamente com outras fotografias selecionadas pelo júri pela sua relevância ou valor para o tema do concurso fotográfico e para o propósito da Somos — ACLP de projetar a dimensão cultural da Lusofonia, assim como o papel de Macau enquanto plataforma que une a China e os países/regiões de Língua Portuguesa.

A inscrição no concurso fotográfico é gratuita e pode ser efetuada através do formulário que se encontra no website da Somos — ACLP (www.somosportugues.com), entre 24 de julho até 31 de agosto.

Referências biográficas dos elementos do júri:

Gonçalo Lobo Pinheiro (presidente do júri) – Fotojornalista português radicado em Macau há 13 anos, somando vários anos de carreira. Colaborou com diversos jornais e revistas portugueses e de Macau. Vencedor de diversos prémios, já realizou exposições individuais e coletivas. É atualmente fotojornalista e colaborador da Agência Lusa em Macau.

Marcio Pimenta – é fotógrafo e explorador, baseado no Brasil. É membro do The Explorers Club e um Explorador National Geographic. Tem viajado extensivamente documentado questões históricas, humanas e socioculturais. Em 2016 e 2017, esteve no Iraque para cobrir a guerra contra o ISIS e o renascimento das mulheres yazidis, o que resultou no seu primeiro livro de fotografias, publicado em 2020, intitulado “Yazidis”. Em 2023 realizou uma expedição solitária pela Patagônia para documentar o legado de Charles Darwin na região.

Henry Milleo – é fotógrafo e editor de fotografia freelancer baseado no Brasil e atua nas áreas de fotojornalismo, fotografia documental e vídeo-jornalismo no Brasil e na América Latina. Foi vencedor do Prémio New Holland de Fotojornalismo, em 2012, e um dos vencedores do POY Latam (Pictures of the Year), em 2013 e 2017. As suas fotografias já foram publicadas em jornais de referência mundial como The Washington Post, The New York Times, The Guardian, Le Monde e El País, entre outros.

Rui Miguel Pedrosa – é um fotógrafo e videógrafo, natural de Leiria. Fotojornalista independente desde 2008, tem publicado nos mais destacados jornais e revistas nacionais e internacionais. Em 2017, a convite do Santuário de Fátima, foi o fotógrafo oficial da visita do Papa Francisco ao santuário, no âmbito do Centenário das Aparições de Fátima.

Francisco Ricarte – é um arquiteto português, baseado em Macau, e entusiasta e praticante de fotografia desde 1976. É membro da Direção da associação HALFTONE – Macau Photographic Association. A fotografia tem sido um modo crítico e criativo de expressar o seu entendimento do mundo, quer no contexto da sua prática profissional de arquiteto e urbanista, quer da sua vivência pessoal e social. Para além da atividade expositiva, tem ainda publicados três livros de fotografia.

*Campos de preenchimento obrigatório.

No concurso “Somos – Imagens Da Lusofonia: Na Solidão Dos Dias” os participantes devem submeter os seguintes documentos:

  1. As 3 fotografias a concurso no tamanho original.
  2. Memória descritiva entre 500 a 800 caracteres em português.
  3. Fotocópia do passaporte ou cartão de identificação.
  4. Para os participantes menores de 18 anos é necessário o envio conjunto de uma autorização de participação assinada pelos pais/encarregado de educação.

Os participantes deverão enviar os documentos via link do wetransfer.com

  1. Instruções para gerar link wetransfer.
  2. Seleccione os ficheiros necessários.
  3. Clique no botão redondo com reticências.
  4. Escolha "Link" e clique em Transferir.
  5. Depois de transferido copie o link e coloque no campo Link WeTransfer deste formulário.

Imagem com animação das instruções:

Clique na imagem para ver como.
Partilhe esta história, escolha a plataforma!