Filme “Um Outro Dia de Vida” vence Anima Mundi no Brasil

/Filme “Um Outro Dia de Vida” vence Anima Mundi no Brasil

Filme “Um Outro Dia de Vida” vence Anima Mundi no Brasil

A animação “Another Day of Life” (Um Outro Dia de Vida), baseado nas experiências do jornalista polaco Ryszard Kapuscinski durante a guerra de libertação de Angola, arrebatou o prémio de Melhor Longa-metragem no Festival Anima Mundi 2019, edição paulista, no Brasil.

A 27º edição do festival Anima Mundi, que encerrou domingo, além de “Another Dat of Life”, também premiou produções em outras categorias, que foram exibidos entre os dias 24 e 28, sendo projectadas 335 filmes de 45 países. O festival também ocorreu no Rio de Janeiro, entre 17 e 21 deste mês. Segundo a Angop, “Um Outro Dia de Vida” narra a epopeia da cobertura jornalística de Kapuscinski, em 1975.

Trata-se de uma produção de Raú de La Fuente e Damian Nenow (Polónia, Espanha, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Alemanha e Hungria).Ryszard Kapuscinski (1932-2007) é um expoente do chamado jornalismo literário e teve vários outros dos seus livros publicados no Brasil, como “Guerra do Futebol”, “O Imperador” e “Ébano: Minha Vida na África”.

Durante a sua viagem por Angola, Kapuscinski conheceu vários combatentes, em especial a guerrilheira Carlota, do MPLA, a quem passa a admirar. Carlota viria a morrer em combate logo depois.
O filme mistura animação com depoimentos de pessoas que conviveram com Kapuscinski, durante os dias de violência e esperança na construção de um novo país.

Relata momentos cruciais em que tropas cubanas viriam em socorro de Angola, e o jornalista nega-se a transmitir a notícia para a sua agência, temendo uma interceptação por parte da CIA, que apoiava a direita.

Fonte: Jornal de Angola

Por | 2019-07-31T06:24:44+00:00 31 de Julho de 2019|Categorias: Cultura||0 Comentários

Sobre o autor:

Somos
Multiplataforma de comunicação numa mesma língua que junta contadores de estórias de Macau, da China e de todos os espaços do universo lusófono.

Deixe um comentário