Goa e Macau num palco português

/Goa e Macau num palco português

Goa e Macau num palco português

“A experiência foi incrível. Tudo foi um choque cultural, de uma maneira boa, especialmente a comida, o sistema educacional, e estilo de vida. Foi uma oportunidade brilhante para praticar Português com estudantes que a usam esta língua como língua materna. Também superei o grande desafio de comer amendoins com pauzinhos ”, diz Brett Sequeira, goês, maravilhado com a oportunidade de vir a Macau.

O evento que juntou alunos de Goa e Macau, foi organizado pela Communicare Trust, sediada em Goa, com o apoio da Escola Portuguesa de Macau. O auditório da EPM foi palco de uma concurso de língua portuguesa- Caleidoscópio – no dia 30 de Março de 2019 e foi gravado pela TDM. Irá ser transmitido em Macau e Goa ainda este ano.

Este evento já teve 8 edições sendo que na última edição realizada em Goa, teve a participação de 3 alunas da EPM.

Este ano, decidiu-se trazer o evento para Macau com a participação de 2 alunos de Goa: Brett Jerome Sequeira da escola Don Bosco e Naomi Angelo Dias do Rosario da escola Our Lady of the Rosary. Ambos alunos estudam português como língua estrangeira em Goa.

Os tópicos eram a gastronomia goesa, macaense e as grande oportunidades de emprego na Índia e em Macau.

Houve uma competição de escrita em Goa e estes dois alunos agarraram logo a oportunidade para viajar até ao outro lado do mundo e praticar português com os colegas da Escola Portuguesa.

 “Os alunos da EPM foram extremamente acolhedores, e levaram os alunos de Goa a passear pelas ruas de Macau”- diz Nalini Elvino de Sousa, diretora da Communicare Trust.

“Toda a viagem foi realmente única. Os estudantes eram tão calorosos e amigáveis. Eles levaram o Brett e eu para almoçar no nosso último dia. Gostei muito da variedade de comida disponível, até mesmo da comida de rua ”, diz Naomi do Rosario, partilhando as suas experiências.

Nalini Elvino de Sousa diz que “sem a ajuda da Escola Portuguesa de Macau, nada disto teria acontecido. Fiquei também muito entusiasamada com a presença da TDM que teve o cuidado de entrar em contacto comigo um mês antes para ter a certeza que tudo ia correr bem. O nível de organização da TDM superou quaisquer das minhas expectativas”

O Instituto Camões em Goa e a Fundação Oriente em Goa que têm apoiado a realização do Caleidoscópio nos últimos 8 anos, continuaram o seu apoio também em Macau.

“Delfim Correia da Silva, director do Instituto Camões em Goa, enviava-nos mensagens no FB constantemente para nos dar apoio moral.” diz Namitha Nair – PR da Communicare Trust.

Os estudantes tiveram também a oportunidade de conhecer Alexis Tam – secretário para os Assuntos Sociais e Cultura de Macau. “Ele recebeu-nos  no seu escritório e ficou muito entusiasmado com esta troca cultural”, diz Namitha Nair, responsável por este evento em Macau.

Zélia Batista – Vice-diretora da EPM diz que: A realização do IX Caleidoscópio em Macau foi uma lufada de ar fresco na EPM. Frequentemente somos visitados por grupos ligados ao teatro ou à literatura e música que vêm de países lusófonos como Timor, S.Tomé, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné ou Brasil e claro que sabe sempre muito bem. Desta vez, tivémos a sorte de termos entre nós uma equipa fantástica, cheia de entusiasmo que nos mostrou como se pode lutar e obter frutos com a divulgação da língua portuguesa em Goa, conseguindo o entrelaçar de várias culturas. Durante estes dias a língua, os costumes e os sabores foram os mesmos em cada minuto que partilhámos e foram muitos esses minutos.”

A ideia é levar este evento avante com a participação de outros países lusófonos juntamente com Portugal e claro, Goa.

Esta competição incluiu várias perguntas de conhecimento geral, desporto, gramática e os tópicos dos textos escritos pelos alunos.

Com o apoio de várias instituições em Macau e Goa bem como do mundo lusófono, a Communicare Trust espera alcançar, num futuro próximo, um verdadeiro encontro inter-cultural entre os estudantes de língua portuguesa.

Por | 2019-04-15T08:24:41+00:00 15 de Abril de 2019|Categorias: Cultura, Educação|, |0 Comentários

Sobre o autor:

Nalini Elvino de Sousa
De origem goesa, nasceu em Lisboa e decidiu mudar-se para Goa onde vive há 19 anos. Os aspectos multi-culturais inerentes à sua pessoa e o seu espírito positivo são visíveis em tudo o que faz. Dedica-se de corpo e alma...
Ler mais sobre: Nalini Elvino de Sousa

Deixe um comentário