“Manuel d’Novas – Coração de Poeta” estreia em Outubro

/“Manuel d’Novas – Coração de Poeta” estreia em Outubro

“Manuel d’Novas – Coração de Poeta” estreia em Outubro

O filme “Manuel d’Novas – Coração de Poeta” tem estreia marcada para o mês de Outubro, anunciou o realizador Neu Lopes.

“Em Outubro estreia, enfim, “Manuel d’Novas – Coração de Poeta”, obra que ocupou boa parte de minha vida nos últimos seis anos”, lê-se na página de Facebook de Neu Lopes, filho de Manuel d’Novas, que assina, na ficha técnica, para além da realização, a sonoplastia, as imagens, o grafismo, a edição e a produção da película.

“Vai ser uma honra partilhar este filme com os cabo-verdianos e com o mundo e que é, também, um contributo à conquista da morna como um património da humanidade”, reforçou.

Neu remete para uma conferência de imprensa, “ainda esta semana”, outros detalhes, quer da estreia, quer do processo que levou à produção do filme.

“Manuel d’Novas – Coração de Poeta” regista depoimentos de nomes marcantes do folclore musical do arquipélago, poetas, musicólogos e companheiros de lides musicais de Manuel d’Novas.

Manuel de Jesus Lopes, nome próprio de Manuel d’Novas, nasceu a 24 e Dezembro de 1938, na localidade de Penha de França, ilha de Santo Antão, e faleceu a 22 de Setembro de 2009, na ilha de São Vicente.

No meio musical é tido com um dos poetas e compositores cabo-verdianos mais conhecidos internacionalmente, tendo sido o compositor preferido de nomes como Cesária Évora, Bana e Ildo Lobo. Da sua pena saiu mais de uma centena de composições, sobretudo mornas e coladeiras.

Fonte: Expresso das Ilhas 

Por | 2019-09-18T09:24:10+00:00 18 de Setembro de 2019|Categorias: Opinião||0 Comentários

Sobre o autor:

Somos
Multiplataforma de comunicação numa mesma língua que junta contadores de estórias de Macau, da China e de todos os espaços do universo lusófono.

Deixe um comentário