Mia Couto e José Eduardo Agualusa realizam ‘masterclass online’

/Mia Couto e José Eduardo Agualusa realizam ‘masterclass online’

Mia Couto e José Eduardo Agualusa realizam ‘masterclass online’

As inscrições para participar no ‘masterclass online’ “Um Encontro a Quatro Mãos” dos escritores Mia Couto e José Eduardo Agualusa estão abertas e terminam no próxima dia 14.

Segundo informações divulgadas no site euaprendoemcasa.pt, o encontro dos escritores angolanos Agualusa e do moçambicano Mia Couto realiza-se no dia 15 deste mês.

A mesma fonte considera que os dois escritores são duas das grandes vozes da lusofonia e que ao longo de duas horas, tendo como pano de fundo a necessidade e vontade de contar histórias, vão explicar o seu método, nomeadamente a pesquisa, o desenho das personagens, os tempos narrativos, as hesitações e os bloqueios.

Os participantes do ‘masterclass’ têm direito a perguntas, em directo, no final que terá como método de ensino o ‘e-learning’. José Eduardo Agualusa ,nasceu no Huambo em 1960. Publicou 15 romances e diversas colectâneas de contos e de crónicas, além de poesia. É cronista do diário brasileiro O Globo e da revista Visão. Em 2007, ganhou o “Independent Foreign Fiction Prize” com “O Vendedor de Passados”.

Em 2016, foi finalista do ‘The Man Booker International Prize’, com “Teoria Geral do Esquecimento” e esse mesmo livro ganhou em, 2017 o ‘Dublin Literary Award’. Em 2019, o escritor Agualusa foi distinguido em Angola com o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na disciplina de Literatura. Os seus livros estão traduzidos para mais de 30 idiomas. É representado pela Literary Agency Mertin.

Mia Couto nasceu na Beira, Moçambique, em 1955. Foi biólogo de formação, Mia Couto foi jornalista e professor. Entre outros prémios e distinções, foi galardoado com o Prémio Vergílio Ferreira 1999 e com o Prémio União Latina de Literaturas Românicas 2007.

Em 2011, o escritor venceu o Prémio Eduardo Lourenço, pelo forte contributo para o desenvolvimento da língua portuguesa.Em 2013, foi galardoado com o Prémio Camões e em 2014, recebeu o Prémio Internacional Neustadt de Literatura. “O Terrorista Elegante e Outras Histórias” foi escrito a quatro mãos com José Eduardo Agualusa.

Fonte: Jornal de Angola

Por | 2020-09-04T04:28:46+00:00 4 de Setembro de 2020|Categorias: Cultura|, |0 Comentários

Sobre o autor:

Somos
Multiplataforma de comunicação numa mesma língua que junta contadores de estórias de Macau, da China e de todos os espaços do universo lusófono.

Deixe um comentário