“Mundo A Sorrir” inaugura clínica médico-dentária social em STP

/“Mundo A Sorrir” inaugura clínica médico-dentária social em STP

“Mundo A Sorrir” inaugura clínica médico-dentária social em STP

Decorreu no ultimo domingo  dia 8 de Setembro  a inauguração da Clínica Médico Dentária Social em Lembá, São Tomé e Príncipe, numa parceria entre a Mundo A Sorrir, o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe, o Projeto para o Desenvolvimento Integrado de Lembá (PDIL) das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição e o projeto Abraçar A Missão .

Atualmente os habitantes do distrito percorrem cerca de 30 km para ter acesso a cuidados de saúde oral. A escassez de meios é agravada pela falta de transportes e serviços de saúde, pelo que a população é obrigada a deslocar-se a pé, ou a abdicar dos cuidados dentários.

A clínica social, que vai funcionar nas instalações do Projeto Integrado de Lembá, é um projeto único em São Tomé e Príncipe, que tem como principal objetivo disponibilizar cuidados médico-dentários de qualidade a toda a população que reside no distrito de Lembá.

Desde Janeiro de 2019 que a Organização rastreou 1 973 crianças das escolas primárias do distrito de Lembá, identificando 3 249 cáries dentárias. Até ao momento foram realizados 215 tratamentos e as restantes crianças com necessidade de tratamento serão reencaminhadas para a clínica.

As consultas têm um custo entre 50 a 75 dobras (2 a 3 euros) para a população, sendo gratuitas para a população infantil. A Clínica Médico-Dentária Social irá funcionar das 7h30 às 16h.

O Ministério da Saúde irá apoiar o projeto através do envio de um enfermeiro e uma médica dentista que estarão permanentemente na Clínica Médico-Dentária Social a prestar cuidados de saúde à população. No âmbito da parceria com o projeto Abraçar a Missão, a Mundo A Sorrir apoiará o desenvolvimento da clínica no envio de médicos dentistas para realizarem assistência dentária e capacitação dos profissionais locais, bem como na doação de materiais dentários.

A inauguração contou com a presença de Luís Gaspar da Silva, Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Albertino Barros, Presidente da Câmara Distrital de Lembá, o Delegado de Saúde de Lembá e Hugo Piedade, Técnico da UTrade, empresa parceira da Mundo A Sorrir.

Fonte: Jornal Tropical 

Por | 2019-09-10T07:37:18+00:00 10 de Setembro de 2019|Categorias: Sociedade||0 Comentários

Sobre o autor:

Somos
Multiplataforma de comunicação numa mesma língua que junta contadores de estórias de Macau, da China e de todos os espaços do universo lusófono.

Deixe um comentário