Oficina de construção de instrumentos musicais

/Oficina de construção de instrumentos musicais

Oficina de construção de instrumentos musicais

O Centro Cultural Português em São Tomé  promove, até dia 14 de Dezembro, uma oficina de construção de instrumentos musicais.

O foco desta formação será a construção artesanal e a manutenção de instrumentos musicais, nomeadamente instrumentos de cordas em madeira e caixas de ressonância, conhecida como luthierie.

No final da formação ficarão disponíveis 25 instrumentos, entre os quais Cajons, Ukeleles, Guitarras e Baixos Elétricos. Estes serão construídos pelos próprios formandos, músicos e artesãos santomenses, os quais para além do conhecimento adquirido em técnicas de construção e manutenção de instrumentos musicais, irão ter acesso a novos materiais para a realização das suas atividades.

Esta formação será ministrada pelo músico e professor Daniel Garfo, que criou em Portugal o curso de Construtor de Instrumentos Musicais de Cordas e Teclas, em colaboração com a ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional. Daniel Garfo é também fundador e Presidente da Oficio das Artes – Associação para o Ensino, Formação e Desenvolvimento de Atividades Artísticas, a que se associa ao Centro Cultural Português nesta iniciativa de formação na área da música.

Tendo em atenção a importância dos processos de capacitação contínua nas atividades artísticas, bem como o alargamento das perspetivas profissionais dos artistas e artesãos santomenses, pretende-se que esta seja a primeira de várias oficinas de formação, a continuar em 2019.

Para assinalar o encerramento desta primeira oficina está prevista a realização de um concerto no CCP com os formandos, utilizando os instrumentos produzidos durante a ação de formação.

 

Por | 2018-12-05T06:29:53+00:00 5 de Dezembro de 2018|Categorias: Arte||0 Comentários

Sobre o autor:

Somos
Multiplataforma de comunicação numa mesma língua que junta contadores de estórias de Macau, da China e de todos os espaços do universo lusófono.

Deixe um comentário