III Edição do concurso de fotografia: “Somos – Imagens da Lusofonia 2020: Alma lusófona em tempos de COVID-19”

/III Edição do concurso de fotografia: “Somos – Imagens da Lusofonia 2020: Alma lusófona em tempos de COVID-19”
III Edição do concurso de fotografia: “Somos – Imagens da Lusofonia 2020: Alma lusófona em tempos de COVID-19” 2021-02-16T15:01:13+00:00

A “Somos! – Associação de Comunicação em Língua Portuguesa” (Somos – ACLP) vai lançar, em fevereiro, a terceira edição do concurso de fotografia Somos – Imagens da Lusofonia, subordinado ao tema “Alma lusófona em tempos de COVID-19”. A pandemia de COVID-19 é um acontecimento incontornável do ano de 2020 e permanece um verdadeiro desafio à escala global, pelo que este concurso procura documentar através de imagens o combate à doença nas comunidades dos Países de Língua Portuguesa e em Macau, bem como as transformações socioculturais que originou. 

A doença provocada pela infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 está a afetar populações mundialmente, com os países e regiões, incluindo os lusófonos, a verem-se forçados a ajustar continuamente as medidas de resposta e de prevenção, que envolvem o confinamento de pessoas e quarentenas, que têm trazido enormes desafios à vida em sociedade. Além de obrigar a alterações de comportamentos, que fazem repensar o próprio contacto humano e certas tradições, a doença impôs igualmente mudanças de paradigmas ao nível das relações laborais e do ensino. Simultaneamente, veio revelar e expor problemas nas diversas comunidades, relacionados com desigualdades sociais e fraquezas nos serviços de saúde, que contribuem para o aumento diário do número de infetados e de mortes. 

Todos temos um papel a desempenhar para travar a propagação da pandemia do novo coronavírus. As fotografias devem ser capazes de espelhar o combate à doença dentro do universo lusófono, as dificuldades enfrentadas, as perdas, as mudanças profundas trazidas pela COVID-19, designadamente em termos culturais, mas podem também exaltar atos de altruísmo, de coragem, de resistência, de fé, e de compaixão nestes tempos difíceis. 

O concurso Somos – Imagens da Lusofonia 2020/21 destina-se a todos os cidadãos dos países e regiões da Lusofonia ou residentes de Macau que possuam fotografias de qualidade, e enquadradas com o tema selecionado, tiradas em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Goa, Damão e Diu. Esta é uma das iniciativas anuais da Somos – ACLP, com as quais a associação procura promover uma maior proximidade e entendimento, através de Macau, entre os países e regiões de língua oficial portuguesa. 

As fotografias que respeitarem o tema e os critérios do regulamento serão admitidas a concurso e caberá posteriormente ao júri de profissionais da área da fotografia (em anexo) a escolha das três vencedoras, às quais serão atribuídos prémios pecuniários no valor de 10 mil patacas ao primeiro classificado, 5 mil patacas ao segundo e 3.500 patacas ao terceiro. Essas imagens farão ainda parte de uma exposição subsequente, a ser organizada pela Somos – ACLP, em março de 2021, em Macau. Integrarão essa mostra também outras fotografias selecionadas pelo júri pela sua relevância ou valor para o tema do concurso fotográfico e para o propósito da Somos – ACLP de projetar a dimensão cultural da Lusofonia, assim como o papel de Macau enquanto plataforma que une a China e os países/regiões de Língua Portuguesa. Ademais, na impossibilidade de realizar, no passado ano de 2020, a exposição fotográfica referente ao segundo concurso fotográfico Somos – Imagens da Lusofonia 2019-20, em consequência das medidas de resposta à pandemia adotadas pelas autoridades de Macau, a Somos – ACLP decidiu adicionar, excecionalmente, à mostra do próximo ano, as fotografias vencedoras e outras relevantes do concurso anterior.

A exposição decorrerá na Galeria de Exposições da Casa Garden de 26 de março a 10 de abril, em Macau, que conta mais uma vez com a curadoria de António Mil-Homens.  O evento terá ainda momentos musicais e performances artísticas.

A inscrição no concurso fotográfico é gratuita e pode ser efetuada através do formulário que se encontra no final desta página, entre 1 e 28 de fevereiro de 2021.

Elementos do júri:

O júri será constituído pelo presidente (do júri) Gonçalo Lobo Pinheiro (Portugal/Macau)); José Carlos Carvalho (Portugal); Raphael Alves (Brasil); Roy Choi (Macau) e Miguel A. Lopes (Portugal).

 

Formulário de candidatura



No concurso “Somos – Imagens da Lusofonia” os participantes devem submeter os seguintes documentos:

1) As 3 fotografias a concurso no tamanho original.
2) Memória descritiva entre 500 a 800 caracteres em português.
3) Fotocópia do passaporte ou cartão de identificação.
4) Para os participantes menores de 18 anos é necessário o envio conjunto de uma autorização de participação assinada pelos pais/encarregado de educação.

Os participantes deverão enviar os documentos via link do wetransfer.com

Instruções para gerar link weTrasnfer:
1) Seleccione os ficheiros necessários.
2) Clique no botão redondo com reticências.
3) Escolha "Link" e clique em Transferir.
4) Depois de transferido copie o link e coloque no campo Link WeTransfer deste formulário.

Clique na imagem para ver como.

*Campos de preenchimento obrigatório.

 

Categorias: