Santo Antão recebe, durante três dias, vários eventos enquadrados na campanha sobre as comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos humanos, incitativa da Comissão Nacional dos Direitos Humanos e Cidadania (CNDHC).
Ribeira Grande foi este domingo, 11 de novembro, o primeiro município a acolher as atividades comemorativas, com sessões de sensibilização nos Caíbros e na escola do Ensino Básico de Figueiral.
O programa prossegue, esta segunda-feira, no Paul, na escola secundária Januário Leite e na localidade de Pontinha de Janela.
O ponto alto das atividades acontece, terça-feira, no Porto Novo com a apresentação da campanha 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em que vai estar em debate o tema sobre os direitos humanos “Ganhos e Desafios”, em Cabo Verde e Santo Antão.
A campanha, que assinala os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, lançada, em junho, na ilha da Boa Vista, pela CNDHC, tem o financiamento da União Europeia no âmbito do projeto “Promovendo os direitos humanos e laborais através do GSP+”, e o apoio do Sistema das Nações Unidas.
Pretende-se com esta iniciativa promover o conhecimento e o debate sobre a história, princípios e artigos Declaração Universal dos Direitos Humanos, ainda estimular a população cabo-verdiana a interiorizar esses princípios no quotidiano e a reconhecer a responsabilidade de todos na promoção e defesa dos direitos humanos.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 10 de Dezembro de 1948, documento traduzido em mais de 500 línguas, que define os 30 direitos básicos de todos os seres humanos em todos os lugares, independentemente de qualquer condição.