Sobre Nós

/Sobre Nós
Sobre Nós 2018-07-23T08:31:16+00:00

Apresentação da Somos!

A “Somos! – Associação de Comunicação em Língua Portuguesa” é uma organização cultural sem fins lucrativos com sede em Macau. Tem por objetivo principal a dinamização da língua portuguesa na Região Administrativa Especial de Macau, unindo a China e todos os espaços geográficos onde se fala português. Consideramos que a Somos!, em parceria com o governo de Macau e entidades locais, poderá ir ao encontro de projetos relacionados com as duas iniciativas fundamentais lançadas pela China: “Uma Faixa, Uma Rota” (a Faixa Económica da Rota da Seda e a Rota da Seda Marítima do Século XXI) e “Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau”; contribuiremos ainda para o reforço do desempenho de Macau como “Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa”. A Somos! está preparada para concretizar os seus objetivos através da organização de iniciativas a nível regional e internacional, como exposições, espetáculos, produção e cobertura de eventos. Todas as atividades que a associação encetará terão um lugar de destaque nesta nossa página eletrónica, que servirá simultaneamente de multiplataforma para a difusão e preservação de estórias e tradições de todos os países da Lusofonia, China e Macau.

A Somos! é constituída por:
Assembleia Geral:
Presidente – Olga Basílio Pereira
Secretário – Fernando Maurício de Sousa Ferreira

Direção:
Presidente: Marta Isabel Amorim Pereira
Vice-Presidente: Natacha Cristina Reis Fidalgo Morais Gonçalves
Secretário: Elisa Pinto Domingos Bogalheiro

Conselho Fiscal:
Presidente: Jorge Miguel de Sousa Ramos
Vogal: José Ângelo de Jesus Salgueiro
Vogal: Gonçalo Nuno Simões Rodrigues Martins
___________

Colaboradores especiais, tradução: Joaquina Ng e J.Lo

missão

A “SOMOS!” pretende responder à necessidade de existência de um jornalismo de proximidade entre os países e regiões que constituem o espaço lusófono: Angola, Brasil, Cabo Verde, Goa, Damão e Diu, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Os conteúdos partilharão a mesma língua de comunicação, o Português, e Macau servirá de plataforma à nossa missão. Fugindo da agenda setting, a “Somos!” reúne, numa multiplataforma online, informação diversificada, assente essencialmente num jornalismo de causas de cariz social, educacional, cultural e turístico, indo ao encontro das motivações e interesses de um público plural e disperso pelos diferentes continentes do globo. As matérias não incluirão temas políticos, a menos que sejam indispensáveis, e unicamente em contexto, à perceção da realidade em alguma estória que se pretenda publicar. Queremos aproximar as gentes e comunidades lusófonas, mesmo que separadas por ideologias ou convicções políticas. Cada país/região que constitui a comunidade lusófona funciona com realidades próprias, é portador de vontades, sentimentos e memórias comuns. A “Somos!” propõe-se a ser um veículo, através de Macau, para dar voz às comunidades. Desejamos dar o nosso humilde contributo para a preservação das heranças culturais enraizadas nos povos ligados pela história, língua ou cultura portuguesas. Juntamos correspondentes de todos os países/regiões referidos para serem os embaixadores da “Somos!”, para trazerem as estórias que importam contar para a nossa plataforma, de modo a que juntos possamos criar a memória coletiva digital do que é hoje a Lusofonia, um acervo etnográfico da comunidade lusófona.

 

 

valores

Embora seja verdade que os países/regiões da esfera lusófona desenvolveram dialetos, bem como posições culturais e civilizacionais consideravelmente díspares entre si, também não é menos verdade que no seu âmago se encontra a língua portuguesa. No sentido de preservar e dar a conhecer as expressões e manifestações culturais enraizadas em cada um dos povos, pretendemos criar uma plataforma aberta, interativa e abrangente, entre quem lê, vive, experiencia e sente. Queremos dar voz aos intervenientes. Por detrás de cada estória há um alguém. Todos temos algo para contar, até a nossa própria estória, indígetes sem rosto, personagens de um tempo e de um espaço que merece ser repartido e conhecido. Queremos ser os contadores dessas realidades, a ponte entre a diáspora, envolvendo toda a sociedade civil.

direcção

Marta Pereira
Marta PereiraPresidente
Marta Pereira cursou Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior, Covilhã, cidade...Ver mais >

colaboradores

César Esteves
César EstevesJornalista
César Esteves, de nacionalidade angolana, é jornalista de profissão, formado em Línguas e...Ver mais >
Fernando Marcelo Tavares
Fernando Marcelo TavaresJornalista
Jornalista e Gestor Ambiental com pós-graduação em Gestão do Ensino Superior, presta consultoria...Ver mais >
Rui Almeida Santos
Rui Almeida SantosJornalista
É jornalista da Televisão de Cabo Verde (TCV), actual apresentador do Jornal da Tarde e...Ver mais >
Nalini Elvino de Sousa
Nalini Elvino de SousaJornalista
De origem goesa, nasceu em Lisboa e decidiu mudar-se para Goa onde vive há 19 anos. Os aspectos...Ver mais >
António Nhaga
António NhagaJornalista
António Nhaga é Licenciado em Ciências de Comunicação, Professor Universitário, Director do...Ver mais >
Deusa d’Africa
Deusa d’AfricaEscritora
Deusa D’Africa nasceu aos 05 de Julho de 1988, em Moçambique, É autora de obras como “A Voz...Ver mais >
Elisa Bogalheiro
Elisa BogalheiroProdutora
Elisa Pinto Domingos Bogalheiro, nasceu em Outubro de 1978 na cidade da Covilhã. Finalizou os seus...Ver mais >
Héralce Herculano
Héralce HerculanoJornalista
Héralce Herculano Gomes Sousa Lopes nasceu na Ilha de São Tomé,
República Democrática de...Ver mais >
Carlos Vilar
Carlos VilarProfessor
Carlos Vilar é Licenciado pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e possuí...Ver mais >