Marta Pereira
Marta PereiraDirectora-Geral da multiplataforma
Ê mestranda em Estudos Lusófonos na Universidade da Beira Interior e licenciada em Ciências da Comunicação na mesma instituição de ensino superior na Covilhã, cidade onde nasceu.
É produtora de rádio em Macau e jornalista em Portugal. Transita entre povos e destinos com a naturalidade de quem dá voz a desafios, os seus, que transporta consigo, e o dos Outros.
Olga Pereira
Olga PereiraEditora/Revisão
Licenciada em Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde mais tarde concluiu um mestrado em Comunicação. Iniciou a carreira na imprensa, passou pela rádio e, nos últimos anos, tem-se dedicado à assessoria de imprensa e edição/revisão de textos. Dividida entre Portugal e a Ásia, procura envolver-se em projetos que primam pela multiculturalidade, que aproximam os seres humanos, e promovem a partilha e o entendimento, porque tão simplesmente: “não há uma pegada do meu caminho que não passe pelo caminho do outro”, por mais longas que sejam as distâncias.
Lou Mei Kuan
Lou Mei KuanColaboradores especiais, tradução
Licenciada em Língua Portuguesa pela Faculdade de Línguas Estrangeiras da Universidade de Língua e Cultura de Pequim, e um ano de intercâmbio de licenciatura em Língua Portuguesa e Cultura no Instituto Politécnico de Leiria. Actualmente é jornalista de TDM-Rádio Macau. Estagiou durante um ano no IPLeiria como professora de chinês na divulgação da língua e cultura chinesas aos alunos portugueses. Está também ligada a vários projectos de tradução.

Apresentação da Somos!

A “Somos! – Associação de Comunicação em Língua Portuguesa” é uma organização cultural sem fins lucrativos com sede em Macau. Tem por objetivo principal a dinamização da língua portuguesa na Região Administrativa Especial de Macau, unindo a China e todos os espaços geográficos onde se fala português. Consideramos que a Somos!, em parceria com o governo de Macau e entidades locais, poderá ir ao encontro de projetos relacionados com as duas iniciativas fundamentais lançadas pela China: “Uma Faixa, Uma Rota” (a Faixa Económica da Rota da Seda e a Rota da Seda Marítima do Século XXI) e “Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau”; contribuiremos ainda para o reforço do desempenho de Macau como “Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa”.

A Somos! está preparada para concretizar os seus objetivos através da organização de iniciativas a nível regional e internacional, como exposições, espetáculos, produção e cobertura de eventos. Todas as atividades que a associação encetará terão um lugar de destaque nesta nossa página eletrónica, uma das valências da nossa associação, que servirá simultaneamente de multiplataforma para a difusão e preservação de estórias e tradições de todos os países da Lusofonia, China e Macau.

Somos! – Associação de Comunicação em Língua Portuguesa constituída por:

Mesa da Assembleia Geral:
Presidente – Olga Basílio Pereira
Secretária – Sofia Margarida Pereira Mota

Direcção:
Presidente – Marta Isabel Amorim Pereira
Vice-Presidente – Natacha Cristina Reis Fidalgo Gonçalves
Secretária – Margarida Sajara Madeira Mourato Vidinha

Conselho Fiscal:
Presidente -Susana Santos Diniz Antunes
Vogal – José Ângelo de Jesus Salgueiro
Vogal- Gonçalo Nuno Simões Rodrigues Martins

missão

A “SOMOS!” através desta multiplataforma pretende responder à necessidade de existência de um jornalismo de proximidade entre os países e regiões que constituem o espaço lusófono: Angola, Brasil, Cabo Verde, Goa, Damão e Diu, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Os conteúdos partilharão a mesma língua de comunicação, o Português, e Macau servirá de plataforma à nossa missão. Fugindo da agenda setting, a “Somos!” reúne, numa multiplataforma online, informação diversificada, assente essencialmente num jornalismo de causas de cariz social, educacional, cultural e turístico, indo ao encontro das motivações e interesses de um público plural e disperso pelos diferentes continentes do globo. As matérias não incluirão temas políticos, a menos que sejam indispensáveis, e unicamente em contexto, à perceção da realidade em alguma estória que se pretenda publicar.

Queremos aproximar as gentes e comunidades lusófonas, mesmo que separadas por ideologias ou convicções políticas. Cada país/região que constitui a comunidade lusófona funciona com realidades próprias, é portador de vontades, sentimentos e memórias comuns. A “Somos!” propõe-se a ser um veículo, através de Macau, para dar voz às comunidades. Desejamos dar o nosso humilde contributo para a preservação das heranças culturais enraizadas nos povos ligados pela história, língua ou cultura portuguesas. Juntamos correspondentes de todos os países/regiões referidos para serem os embaixadores da “Somos!”, para trazerem as estórias que importam contar para a nossa plataforma, de modo a que juntos possamos criar a memória coletiva digital do que é hoje a Lusofonia, um acervo etnográfico da comunidade lusófona.

valores

Embora seja verdade que os países/regiões da esfera lusófona desenvolveram dialetos, bem como posições culturais e civilizacionais consideravelmente díspares entre si, também não é menos verdade que no seu âmago se encontra a língua portuguesa. No sentido de preservar e dar a conhecer as expressões e manifestações culturais enraizadas em cada um dos povos, pretendemos criar uma plataforma aberta, interativa e abrangente, entre quem lê, vive, experiencia e sente. Queremos dar voz aos intervenientes. Por detrás de cada estória há um alguém. Todos temos algo para contar, até a nossa própria estória, indígetes sem rosto, personagens de um tempo e de um espaço que merece ser repartido e conhecido. Queremos ser os contadores dessas realidades, a ponte entre a diáspora, envolvendo toda a sociedade civil.