Uma questão de bola

/Uma questão de bola

Uma questão de bola

Praticado e acompanhado em centenas de países, sendo que em alguns deles a paixão que desperta é de extremos, devido à tradição, conquista de títulos e passado histórico no qual foi incluido este desporto com o seu legado.

Falamos obviamente de futebol, desporto que faz parte da cultura do povo timorense, com pessoas de várias classes e etnias a lotarem estádios. Assim, tal como a religião, a política ou a educação sente-se por aqui este testemunho de fanatismo herdado do povo português em Timor. Equipas como o Benfica, Sporting, Vitória de Guimarães e Académica de Coimbra com os seus equipamentos a rigor e os mesmos símbolos, circulam por Timor e enchem o estádio de Díli sempre que rola a bola por lá. Na realidade, este tema levanta várias questões controversas nomeadamente nos gastos financeiros que por aqui se fazem em quantidades avolumadas na construção e renovação actual de estádios por todo o país.

Isto pode levar-me a reflectir se num país crónicamente subdesenvolvido esta deverá ser uma prioridade urgente de desenvolvimento, quando os mesmos são construídos aos olhos de parte de um Povo com falta de infraestruturas de qualidade minima para se viver. Mas também há o lado bom da questão: O futebol é claramente um elemento contributivo para a erradiação da marginalidade entre os jovens do sexo masculino em Timor.

Numa nação onde a nova geração quer algo para o seu futuro que muitas vezes a sua terra é incapaz de oferecer, onde essa mesma geração tem um acesso a informação que antes não tinha e onde o ‘’boom’’ desta nova realidade tecnológica mundial não chega muitas das vezes através do melhor caminho em termos éticos e educativos, todas as actividades, neste caso desportivas, fazem com que o jovem se apaixone e se dedique, sendo certamente benéficas para os mesmos e consequentemente para o país em si.

Em muitos dos casos a esperança de sucesso numa carreira profissional e a alegria que lhes dá praticar futebol, deixa-os mais fortes, felizes e realizados, permitindo-lhes continuar a sonhar numa terra em constante e rápida mutação.

通過 | 2018-08-09T19:53:54+00:00 2017-08-14|類別: 體育||0 条评论

關於作者:

评一波