“50 Anos de Humores” – Exposição dos 50 Anos de carreira do cartoonista António em Macau
A “Somos! – Associação de Comunicação em Língua Portuguesa” (Somos – ACLP) traz a Macau a exposição “50 Anos de Humores” em celebração dos 50 anos de carreira do prestigiado cartoonista português António.
A exposição vai ter lugar no dia 13 de Dezembro, no Clube Militar de Macau, no Salão de Exposições Comendador Ho Yin, pelas 18.30, e estará patente ao público até dia 2 de Janeiro de 2025. A mostra é uma “celebração do percurso, trabalho e dedicação de António”, e reúne muitas das obras “mais icónicas e prestigiadas do cartoonista português com uma carreira de meio século, preenchida de sucesso dentro e fora de portas.”
Esta mostra, trazida agora a Macau pela mão da Somos – ACLP, permite ao público local conhecer ou revisitar uma parte significativa dos trabalhos do António, dos distantes aos recentes.
Durante as últimas cinco décadas, os seus desenhos “satíricos vêm, com inabalável pertinência, mapeando os momentos mais bizarros e trágico-cómicos da política portuguesa e internacional, originando debates no espaço público e um reconhecimento intergeracional do seu talento.”
Durante a exposição “António 50 Anos de Humores”, será apresentado um catálogo ao qual empresta o mesmo nome, permitindo que os visitantes levem para casa uma parte significativa da obra de António e continuem a apreciar a sua arte.
A edição está publicada em trilingue (português-chinês-inglês) e é como “abrir uma cápsula do tempo – conseguimos ter uma lição bem-humorada e resumida da história moderna, dos seus momentos mediáticos mais marcantes e incontornáveis. Certeiramente pontuados e eternizados pelo António.”
Ainda durante a sua estada vão ser realizadas diversas actividades.
No dia 11 de Dezembro, pelas 18h30, na Fundação Rui Cunha, vai ter lugar uma conversa com o artista “50 Anos de Cartoons” moderada pelo Jornalista e Director de Informação e Programas Portugueses da TDM, Gilberto Lopes.
Nos dias 11 e 12 de Dezembro, pelas 10h00, na Universidade de São José, António Antunes vai realizar um workshop: “Desenho Cartoon: Criação de Ideias.”
“50 Anos de Humores” – Exposição em celebração dos 50 Anos de carreira do Cartoonista António em Macau tem o apoio (patrocínio) do Fundo de Desenvolvimento da Cultura do Governo da Região Administrativa Especial de Macau.
Nota Biográfica:
António (António Moreira Antunes) nasceu em Vila Franca de Xira em 12 de abril de 1953. Tem o curso de Pintura da Escola Artística António Arroio, de Lisboa, iniciou-se no cartoonismo em 16 de março de 1974 no jornal República e é colaborador permanente do semanário Expresso desde o final de 1974. Dos prémios recebidos destacam-se: Grande Prémio do XX International Salon of Cartoons (Montreal, Canadá, 1983); 1.º Prémio de Cartoon Editorial do XXIII International Salon of Cartoons (Montreal, Canadá, 1986); Prémio Gazeta de Cartoon (Lisboa, Portugal, 1992); Grande Prémio de Honra do XV Festival du Dessin Humoristique (Anglet, França, 1993); Award of Excellence – Best Newspaper Design, SND – Estocolmo, Suécia (1995); Premio Internazionale Satira Politica (ex-aequo, Forte dei Marmi, Itália, 2002); Grande Prémio Stuart Carvalhais (Lisboa, Portugal, 2005); Prix Presse Internationale (Saint-Just-le-Martel, França, 2010); Prémio Gazeta de Mérito (Lisboa, Portugal, 2018); Realizou exposições individuais em Portugal, Macau, China Continental, França, Espanha, Brasil, Alemanha, Luxemburgo, Bélgica e Holanda. Integra as antologias: the 1970s, Best Political Cartoons of the Decade, McGraw-Hill, PaperBacks, Nova Iorque; The Finest International Political Cartoons of Our Time, Wittyworld Books, EUA, 1992; The Finest International Political Cartoons of Our Time II, Wittyworld Books, EUA, 1993; The Finest International Political Cartoons of Our Time III, Wittyworld Books, EUA, 1994; Cartoonmeter, Wittyworld Books, EUA, 1994; C’ést Fôte à Bruxelles!, Centre Wallonie-Bruxelles, Paris, França, 2010. Autor de Figuras de Lisboa, 50 caricaturas de personalidades relevantes da vida política, cultural e artística da cidade, realizadas em pedra encastrada, que constituem a animação plástica da estação Aeroporto do Metro de Lisboa. É curador da Cartoon Xira e diretos do World Press Cartoon.Condecorado em 2005, pelo Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, com a Ordem do Infante Dom Henrique, no grau de Grande-Oficial. Medalha de Mérito Municipal de Valor Cultural – Dourada/ 2019 Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Condecorado, em 2023, pelo presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Ordem da Liberdade no Grau de Comendador.