VI Edição Do Concurso De Fotografia: “Somos – Imagens Da Lusofonia 2024: O Homem e o Divino”

 

Atenção:

Extensão do prazo das candidaturas até dia 21 de Março.

A Somos! – Associação de Comunicação em Língua Portuguesa (Somos — ACLP) prolongou até dia 21 de Março a apresentação das candidaturas para a VI edição do concurso de fotografia “Somos – Imagens da Lusofonia”, subordinada ao tema “O Homem e o Divino”.

Somos – ACLP lança concurso de fotografia 

“O Homem e o Divino”

A “Somos! – Associação de Comunicação em Língua Portuguesa” (Somos – ACLP) lança, esta segunda-feira, 10 de Fevereiro, a sua VI edição do Concurso de Fotografia “Somos Imagens da Lusofonia”, subordinada ao tema “O Homem e o Divino”. A iniciativa pretende desafiar os participantes a captarem imagens evocativas das diferentes relações entre o Homem e o divino no seio do universo lusófono, que apresentem a religião, e demais filosofias espiritualistas, enquanto fenómeno sociocultural. A edição deste ano traz ainda novidades ao nível dos prémios e o prazo foi estendido até dia 21 de  Março.

Ao escolher o tema “O Homem e o Divino” para o concurso fotográfico, a SOMOS – ACLP pretende contribuir para uma maior compreensão das diferentes ideologias ou credos entre os países e regiões da Lusofonia, incluindo Macau, mostrando as suas semelhanças e dissimilitudes, neste tema em específico, mas igualmente num plano cultural mais abrangente. As imagens devem capturar a essência da devoção, da contemplação e da profunda conexão entre a humanidade e o divino ou o transcendente, e devem permitir uma contextualização histórica.

Em todo o espaço lusófono, existirão diferentes crenças e tradições religiosas, tal como o culto a várias divindades, com locais reverenciados por comunidades, grupos religiosos ou indivíduos devido ao seu simbolismo, história e importância espiritual. Há tradições pagãs que persistem até aos dias de hoje, e existem lugares onde elementos da natureza, sejam montanhas, vulcões, rios, entre outros, são considerados como templos naturais ou lugares sagrados, numa conjugação de natureza e cultura.

O tema invoca a criatividade e possibilita uma multitude de imagens, que podem enfatizar a beleza arquitetónica, os objetos semióticos, a linguagem corporal na transmissão de mensagens, ou os elementos artísticos encontrados nos espaços considerados sagrados. Permite uma ampla exploração da trilogia Homem – Divindades – Sobrenatural, com os locais naturais sagrados a possibilitarem ainda diálogos subjacentes, de que é exemplo a Religião – Natureza – Ecologia.

O concurso é aberto a todos os cidadãos dos países e regiões da Lusofonia ou residentes de Macau que possuam fotografias de qualidade, e enquadradas com o tema selecionado, tiradas em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Goa, Damão e Diu. As fotografias que respeitarem o tema e os critérios do regulamento serão admitidas a concurso e caberá posteriormente ao júri de profissionais da área da fotografia a escolha das três vencedoras, às quais serão atribuídos prémios pecuniários. Poderão ainda ser atribuídas menções honrosas (através de certificado). A decisão do júri terá por base os critérios de criatividade e originalidade, composição fotográfica, qualidade artística, e relevância e qualidade em relação ao tema do concurso.

 A VI edição do concurso de fotografia, patrocinada pelo Fundo de Desenvolvimento da Cultura do Governo da Região Administrativa Especial de Macau, tem prémios pecuniários mais elevados para o segundo e terceiro classificados, respetivamente, 7 mil e 5 mil patacas. O valor do prémio para o primeiro classificado mantém-se nas 10 mil patacas, mas inclui agora viagem e estadia em Macau para quem não resida no território, de forma a participar na cerimónia de inauguração da exposição subsequente e em workshops organizados localmente.

Além das imagens vencedoras, farão ainda parte da exposição, a ser organizada pela Somos – ACLP, ainda este ano, em Macau, também outras fotografias selecionadas pelo júri pela sua relevância ou valor para o tema do concurso fotográfico e para o propósito da associação de projetar a dimensão cultural da Lusofonia, assim como o papel de Macau enquanto plataforma que une a China e os países/regiões de Língua Portuguesa.

O júri é composto por Gonçalo Lobo Pinheiro (Macau) – presidente do júri em representação da Somos, António Leong (Macau), José Sena Goulão, Reinaldo Rodrigues e Alexandre Coelho Lima (Portugal) e Samba M. Baldé (Guiné-Bissau).

O regulamento e demais informações sobre o concurso fotográfico podem ser consultados na página eletrónica da Somos – ACLP (https://somosportugues.com/).

Regulamento do concurso de fotografia:

Referências biográficas dos elementos do júri:

Gonçalo Lobo Pinheiro – (presidente do júri) – Fotojornalista português radicado em Macau há mais de uma década, somando vários anos de carreira. Colaborou com diversos jornais e revistas portugueses e de Macau. Vencedor de diversos prémios, já realizou exposições individuais e coletivas. É atualmente fotojornalista e colaborador da Agência Lusa em Macau.

António Leong – Natural de Macau, apaixonou-se pela fotografia há muitos anos, captando, através das suas lentes, as caraterísticas únicas das culturas chinesa e ocidental que podem ser encontradas na cidade. Começou, em 2012, a partilhar as suas imagens no Facebook, onde criou a página Antonius Photoscript. Tem participado em exposições que promovem o turismo de Macau em todo o mundo e é instrutor e palestrante em atividades relacionadas com fotografia.

José Sena Goulão – Formado em Educação Física e Desporto, tirou o curso profissional de Fotografia no ARCO, tendo integrado a equipa de fotojornalistas da Agência Lusa em 2008, onde continua a trabalhar. Cobre todo o tipo de eventos noticiosos em Portugal e no exterior, tendo preferência por fotografia de Desporto e de Música ao vivo. Vencedor do Prémio CNID Nuno Ferrari de fotografia de Desporto em 2013, Prémio Gazeta de Fotografia em 2020, entre outros. 

Reinaldo Rodrigues – Repórter fotográfico e videógrafo com experiência em diversos campos dos meios audiovisuais. Docente adjunto convidado na Escola Superior de Comunicação Social e na Escola Superior de Educação de Coimbra, mantém-se como formador no CENJOR para área da fotografia. Os trabalhos de reportagem já lhe valeram alguns prémios, destacando-se o projeto transmédia “Um Outro País”, que lhe valeu o Prémio Gazeta de Jornalismo Multimédia 2021.

Alexandre Coelho Lima – Arquiteto português, descobriu a fotografia com o registo no Instagram em 2012, onde começou a partilhar as suas fotos de forma regular, sendo destacado em várias plataformas. Em 2017 é eleito pela Gerador “Melhor Instagramer de 2017 em Portugal”. Participa em várias exposições coletivas e, em 2018, expôs individualmente na Pequena Galeria, em Lisboa.  

Samba M. Baldé – Fotógrafo autodidata da Guiné-Bissau, com uma paixão profunda por documentar a humanidade, a cultura e a virtude. Desde 2007 que se dedica à arte fotográfica, com o seu trabalho a focar-se em temas como direitos humanos, retratos e património cultural, trazendo à luz histórias frequentemente esquecidas. Integrou a Exposição Macau 2024 PALOP Mosaico, a qual apresentou trabalhos que celebram a diversidade cultural dos países africanos lusófonos.

*Campos de preenchimento obrigatório.

No concurso “Somos – Imagens Da Lusofonia: Em cada rosto, um legado coletivo” os participantes devem submeter os seguintes documentos:

  1. As 3 fotografias a concurso no tamanho original.
  2. Memória descritiva entre 500 a 800 caracteres em português.
  3. Fotocópia do passaporte ou cartão de identificação.
  4. Para os participantes menores de 18 anos é necessário o envio conjunto de uma autorização de participação assinada pelos pais/encarregado de educação.

Os participantes deverão enviar os documentos via link do wetransfer.com

  1. Instruções para gerar link wetransfer.
  2. Seleccione os ficheiros necessários.
  3. Clique no botão redondo com reticências.
  4. Escolha "Link" e clique em Transferir.
  5. Depois de transferido copie o link e coloque no campo Link WeTransfer deste formulário.

Imagem com animação das instruções:

Clique na imagem para ver como.
Partilhe esta história, escolha a plataforma!