Moçambique: “Ilha das duas cidades” em exposição em Maputo
Para assinalar as comemorações dos 200 anos da elevação da Ilha de Moçambique à categoria de cidade, a Associação Kulungwana, em parceria com a Associação Moçambicana de Fotografia organizou um concurso fotográfico “A Ilha de Moçambique: A Ilha das Duas Cidades”, com o objetivo de dar a conhecer o retrato das suas gentes e o importante Património da Humanidade designado desde 1991.
A iniciativa foi aberta a fotógrafos nacionais e estrangeiros residentes no país.
A exposição é inaugurada no próximo dia 24 de agosto, às 18,00 horas, na Galeria Kulungwana nos CFM, na Praça dos Trabalhadores, e conta com 24 trabalhos de um total de 29 concorrentes.
Durante a cerimónia de abertura vão ser entregues os prémios ao vencedores, de acordo com o parecer do júri que é composto pelo artista Ídasse Tembe, pela pesquisadora em artes visuais Élia Gemuce, pelo fotógrafo Basílio Muchate e pelo historiador Luís Filipe Pereira.
Em Maputo, a exposição estará aberta ao público até 5 de setembro, sendo posteriormente apresentada na Ilha de Moçambique, no hotel “Feitoria”, entre 13 de setembro e 31 de outubro.
A exposição fotográfica “Ilha de Moçambique: A Ilha das Duas Cidades”, teve o patrocínio da Embaixada da Noruega, do BCI, da JFS Holding, do hotel “Feitoria” (Ilha de Moçambique) e da Prodata.