Cabo Verde celebra Dia da Industrialização em África com workshop
O Dia da Industrialização em África, que se celebra a 20 de Novembro de cada ano, desde 1990, será celebrado em Cabo Verde com um workshop, esta terça-feira, na Cidade da Praia.
O evento, no qual participam empresas e instituições com responsabilidades no domínio do desenvolvimento empresarial em Cabo Verde, constitui, de acordo com uma nota das Nações Unidas, uma oportunidade para se debater os passos necessários para promover o desenvolvimento do sector da indústria, nomeadamente em relação à 4ª Revolução Industrial.
O Dia da Industrialização em África pretende, de acordo com a mesma fonte, mobilizar a comunidade internacional a contribuir para o fortalecimento da indústria africana, tendo por objectivo o crescimento económico sustentável e a erradicação da pobreza.
Este ano, o Dia da Industrialização em África é celebrado sob o lema “Promoção de cadeias de valor regionais em África: um caminho para acelerar a transformação estrutural de África, a industrialização e a produção farmacêutica” que enfatiza as parcerias estratégicas, particularmente com o sector privado, para promover cadeias de valor regionais, garantir investimentos e melhorar o acesso ao know-how e às tecnologias.
Para o caso particular de Cabo Verde, serão explorados os desafios e oportunidades da indústria 4.0 para o desenvolvimento industrial inclusivo e sustentável.
E, por esta ocasião, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, na sua mensagem alusiva ao Dia da Industrialização em África, realçou que “o desenvolvimento industrial inclusivo e sustentável é fundamental para alcançar a Agenda 2030 em África.
“Gera empregos, reduz a pobreza, a fome e a desigualdade, capacita as mulheres, expande as oportunidades para os jovens, ao mesmo tempo que melhora a saúde, protege o ambiente e combate as mudanças climáticas”, concretizou.
Este workshop é promovido pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI), em parceira com o Ministério da Indústria, Comércio e Energia e a Câmara de Comércio de Sotavento.
O evento terá a “participação especial” do presidente da Agência para a Competitividade e Inovação de Portugal (IAPMEI), Nuno Mangas, que irá partilhar o Programa de Desenvolvimento Industrial, Indústria 4.0 em Portugal, seus resultados e impacto.
A sessão de abertura será presidida pelo ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro.
Fonte: Inforpress