Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde lançam concursos sobre responsabilidade parental
As Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde lançara, um concursos sobre a responsabilidade parental, com o intuito de sensibilizar os pais e a sociedade civil sobre os não cumprimento dos deveres e obrigações parentais na vida das crianças e dos adolescentes.
A informação foi avançada pela coordenadora de Comunicação da instituição, Rizulena Monteiro, que assegurou que os três concursos, (literário, mediático e artístico), foram lançados a 20 de Fevereiro, no âmbito da celebração dos 35 anos de existência das Aldeias SOS em Cabo Verde, que decorreu sob o signo da “responsabilidade parental”.
Segundo avançou, o objectivo é sensibilizar os pais e a sociedade civil em geral sobre as consequências advindas da irresponsabilidade parental e do não cumprimento dos deveres e obrigações parentais na vida das crianças e dos adolescentes no país.
Explicou que os concursos artístico e literário têm como público alvo crianças e jovens até 18 anos, que se encontram nas instituições de acolhimento, nomeadamente Aldeias SOS, Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) e Centro do Irmãos Unidos de São Vicente.
“O concurso mediático é destinado aos jornalistas do sector público e privado e estudantes e podem concorrer com uma reportagem, documentário, crónica, artigo, entrevista ou vídeo sobre o tema e deve ser divulgado e publicado nos diversos meios de comunicação, como a rádio, televisão, jornal impresso, digital ou redes sociais”, revelou.
Segundo Rizulena Monteiro, a ideia é perceber quais são os seus olhares e percepção sobre responsabilidade parental, sendo que de uma forma em geral essas crianças são as principais vítimas dessa irresponsabilidade.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), cerca de 55,9% das crianças em Cabo Verde vivem sem a presença do pai, e 13,6% das crianças não tem o nome do pai.
Fonte: Inforpress