Aberto Hospital de Reabilitação com serviços integrados para idosos de Macau
O Hospital de Reabilitação de Ká-Hó abriu ontem, em Macau, para dar resposta à procura de “serviços médicos integrados para idosos”, que precisem de aumentar a capacidade de movimento e de autogestão.
Com 188 camas, as primeiras instalações médicas independentes de reabilitação do território vão disponibilizar tratamentos clínicos, fisioterapia, terapia ocupacional, gestão da dor, e aconselhamento psicológico, de acordo com um comunicado dos Serviços de Saúde.
Numa primeira fase, apenas 20 camas estarão disponíveis e o serviço de reabilitação, na ilha de Coloane, vai ser assegurado por uma equipa de três médicos de clínica geral, 14 enfermeiros e oito auxiliares de enfermagem, destacada do Centro Hospitalar do Conde de S. Januário, o hospital público de Macau.
Na cerimónia de inauguração das novas instalações, na segunda-feira, que contou com a presença do chefe do executivo, Fernando Chui Sai On, o secretário para os Assuntos Sociais e Cultura afirmou que com este equipamento “os serviços médicos existentes no território passam para uma nova fase”.
Alexis Tam sublinhou que há muito o Governo “focou a atenção na procura e no desenvolvimento de serviços de reabilitação”, dado o desenvolvimento e o envelhecimento da sociedade e da população, tendo elaborado um “Mecanismo de proteção aos idosos” e o “Plano decenal de ação para os serviços de apoio a idoso”.
Estas duas iniciativas têm possibilitado a integração eficaz de recursos e o aperfeiçoamento gradual dos diversos serviços médicos para os idosos, indicou.
Fonte: Lusa