Abertas inscrições para 5ª edição do programa CHANGE, de formação das próximas líderes moçambicanas

A academia moçambicana Girl MOVE, que trabalha, desde 2013, em prol da criação de novas gerações de mulheres líderes, já abriu as inscrições para a 5ª edição do CHANGE – Programa de Liderança e Empreendedorismo Social. Através da formação de excelência, preparam-se as “futuras protagonistas no desenvolvimento de Moçambique” e do mundo.

“O papel dessas mulheres pode ser decisivo no combate à desigualdade e na qualificação de mão de obra, criando dinâmicas de profunda mudança”, indica um comunicado da Girl MOVE Academy. Com o CHANGE, a academia moçambicana procura promover uma “atitude Girl Mover”, baseada na “autoconfiança, no poder de iniciativa e na produtividade”, fomentando “o sentido crítico e a resiliência”.

O CHANGE tem conseguido atrair o interesse de muitas mulheres em Moçambique. Segundo a academia, o número de candidaturas tem crescido anualmente e, só em 2018, concorreram 1200 jovens ao programa que possui um número de vagas limitado.

Para esta edição, procuram-se “licenciadas, mestres ou finalistas em várias áreas de formação, com idades entre os 20 e os 30 anos”. Devem ainda ter um “perfil de liderança”, ser “movidas por causas” e demonstrar “vontade de marcar a diferença na sua área de carreira”.

Durante um ano, as jovens selecionadas cumprem um currículo teórico-prático, administrado por uma equipa de formadores de Moçambique e internacionais, “comprometida com o desenvolvimento pessoal e profissional das ‘Girl Movers’”. Em simultâneo, as formandas realizam projetos de trabalho comunitário e liderança. Já na fase final da formação, têm a oportunidade de ingressar num “Estágio de Vida Internacional”, com duração de dois meses, em Portugal, onde desenvolvem novas competências em destacadas empresas e universidades.

De acordo com o comunicado da academia, durante as três primeiras edições do CHANGE foram admitidas um total de 64 jovens licenciadas. E a taxa de empregabilidade “em carreiras de impacto é de 80 por cento”. O Programa dá ainda acesso “a uma rede de mentores de carreira de topo”, com estes profissionais “a abraçarem o desafio de apoiar a entrada das ‘Girl Movers’ no mercado de trabalho, após a sua graduação”.

A Girl MOVE Academy tem, atualmente, mais de 150 parceiros em Moçambique e internacionalmente. Já o programa CHANGE conta com vários parceiros de referência, incluindo universidades em Moçambique e em Portugal, dezenas de empresas, uma extensa rede de empreendedores e de organizações sociais inovadoras, enquanto mantém ainda uma estreita ligação com as entidades públicas Moçambicanas.

Todas as jovens interessadas em concorrer ao Programa CHANGE podem fazê-lo, inscrevendo-se através do endereço eletrónico do website www.girlmove.org e do link: https://www.girlmove.org/pt/change.

Partilhe esta história, escolha a plataforma!