Angola colhe Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz
A cidade de Luanda (Membro Efetivo da UCCLA), em Angola, vai acolher, de 18 a 22 de setembro, a Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz. O objetivo é promover a prevenção de violência e a resolução de conflitos.
O evento contará com a participação de vários países africanos e pretende promover uma cultura de paz e irmandade entre os povos, através de atividades e manifestações culturais e cívicas, com a integração das elites africanas e representantes da sociedade civil, autoridades tradicionais e religiosas, assim como intelectuais, artistas e desportistas.
Conforme a organização, o edição da Bienal será baseada em seis eixos: Fórum dos Parceiros; Fórum de Ideias e Fórum da Juventude; Fórum das Mulheres; Festival de Culturas; Aliança de Culturas e Desporto a favor da paz; e a Aliança dos Parceiros para a Cultura de Paz em África.
De acordo com a definição adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, uma cultura de paz consiste em “valores, atitudes e comportamentos que refletem e inspiram interação e a partilha social baseados nos princípios da liberdade, justiça e democracia, todos os direitos humanos, tolerância e solidariedade”.
São valores que rejeitam a violência e se esforçam para prevenir conflitos, combatendo suas causas profundas para resolver problemas por meio do diálogo e da negociação e que garantam o pleno exercício de todos os direitos e os meios para participar plenamente do processo de desenvolvimento de sua sociedade”.
Este acordo considera que, em África, o conceito de cultura de paz está enraizado nos valores, sistemas de crenças e formas de espiritualidade, conhecimentos e tecnologias locais, tradições e formas de expressão cultural e artística que contribuem para o respeito aos direitos humanos, a diversidade cultural, solidariedade e a rejeição da violência para construir sociedades democráticas.