Maputo acolhe hoje 5.ª Conferência Moçambicana de Pediatria
Maputo acolhe hoje a 5.ª Conferência Moçambicana de Pediatria, para identificar os problemas e desafios do setor, como a redução da mortalidade maternoinfantil em Moçambique, segundo o Ministério da Saúde do país.
“Trata-se de um evento que visa analisar a situação da Saúde Infantil no país, identificando os desafios, constrangimentos, barreiras e oportunidades de ação, de modo a, progressivamente, garantir melhor saúde a recém-nascidos e crianças em Moçambique”, lê-se num comunicado do Ministério da Saúde de Moçambique.
O encontro, sob o lema “Pediatria na sua Diversidade Rumo ao Futuro”, vai juntar médicos pediatras, profissionais do setor da saúde oriundos de todo o país, a Ordem dos Médicos de Moçambique, além de organizações da Sociedade Civil e parceiros de cooperação.
“Espera-se com as discussões enriquecer o conhecimento científico, tecnológico e profissional e acima de tudo contribuir para soluções inovadoras e objetivas com vista à redução da mortalidade neonatal e infantil no nosso país”, acrescenta o documento.
A 5.ª Conferência Moçambicana de Pediatria decorre numa altura em que o Governo moçambicano definiu a redução da mortalidade maternoinfantil como um dos principais desafios do setor.
Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), num relatório divulgado em 2018, cerca de 29 mil recém-nascidos morrem anualmente em Moçambique, equivalente a 80 recém-nascidos por dia e três a cada hora.
Fonte: Lusa