Artistas cabo-verdianos juntam-se para homenagear a morna
Os artistas cabo-verdianos Carlos Matos e Humberto Ramos, radicados na Europa, decidiram juntar-se num concerto de piano para homenagear a morna classificada como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
A informação foi avançada à Inforpress, pelo responsável de comunicação, Paulo Lobo Linhares, que adiantou que os músicos decidiram prestar este tributo pelo facto de serem grandes amigos, de partilharem a paixão pelo piano.
Segundo explicou, a ideia é homenagear duas das figuras que consideram ser a mãe e o pai do piano cabo-verdiano, Dona Tututa e Chico Serra, e fazer com que não esquecemos de que a morna foi elevada recentemente a Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Avançou que o concerto já foi gravado e a estreia do vídeo acontece este sábado, 01 de Agosto no canal youtube de Carlos Matos e será transmitido também na página do facebook da produtora Insulada e do Kriol Jazz Festival.
Com este concerto, segundo disse, é levar uma certa positividade a todos aqueles que neste momento estão numa fase menos bom perante a crise da covid-19.
Carlos Matos é um cabo-verdiano residente em Rotterdam, Holanda, instrumentista, músico, produtor e professor, e Humberto Ramos reside em Lisboa, Portugal e esteve ligado à maioria de grupos de São Vicente e acompanhou a banda de Cesária Évora e uma séria de músicos cabo-verdianos.
Fonte: Inforpress