Sociedade Cabo-verdiana de Música lança campanha de crowdfunding para apoiar artistas e autores
A Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) lançou na passada sexta-feira,11, uma campanha de Crowdfunding intitulada #Djuntu pa apoia nos Autores e Artistas, com o apoio do Lab Acelerador do PUND.
A SCM lembra que a pandemia da covid-19 e as medidas restritivas levaram à interrupção abrupta de todas as atividades económicas, há cerca de seis meses, provocando, assim, uma perda de quase 100% dos rendimentos nas atividades culturais.
O sector da música, lembram, foi um dos mais afectados, com a interrupção de praticamente 100% das atividades de música ao vivo, os músicos, autores e artistas de Cabo Verde ficaram “seriamente desprotegidos”, face à ausência das suas fontes de rendimento e sustento, provocando nesta classe grandes dificuldades financeiras.
Devido a esta conjuntura, e no “âmbito da sua missão estatutária” a SCM vem trabalhando na mitigação dos efeitos da crise enfrentados pelos seus membros, e acionou no passado mês de Julho, através dos próprios recursos e “nos limites dos seus esforços”, um Fundo Social no montante de 1.000.000$00 (um milhão de escudos), para beneficiar 100 dos seus 715 cooperadores.
Tendo em conta esta realidade, a SCM procurou possíveis alternativas para a reabertura do Fundo Social junto dos parceiros locais, de modo a poder beneficiar mais membros, e como resultado, obteve uma parceria solidária disponibilizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD, para reabertura do Fundo Social, garantindo alargar o apoio social aos seus membros, para o mês de Agosto.
Mas, considerando que a situação da classe “se agrava a cada dia que passa”, face ao cenário de inatividade cultural instalada no país, a SCM quer manter o Fundo Social aberto, nos meses de Setembro e Outubro, através de uma Campanha de Crowdfunding, que irá ser lançada com o apoio do Lab Acelerador do PUND, através da Plataforma UNIDO, 1ª Plataforma da Crowdfunding cabo-verdiana.
Fonte: A Nação