Moçambique: um conto solidário
A Somos! – Associação de Comunicação em Língua Portuguesa (Somos — ACLP), entidade sem fins-lucrativos com sede em Macau, organiza o seu segundo Sunset Solidário, desta vez destinado a alunos de uma escola moçambicana.
O evento “Moçambique: um conto solidário” visa a angariação de fundos para a Escola Primária Matchik – Tchik da Cidade de Maputo, a necessitar de apoio para a garantia de materiais básicos e intervenção nas suas infraestruturas. O objetivo passa igualmente pela recolha de verbas suficientes para a construção de uma minibiblioteca, espaço tão importante para o incentivo à leitura e descoberta e que abre horizontes de futuro.
O evento decorre no dia 30 de Junho, das 18h30 às 02h00, no restaurante Rio Grill and Seafood, na Doca dos Pescadores.
Esta campanha solidária é o culminar de uma outra iniciativa da Somos — ACLP que consistiu na edição do livro de contos “Era Uma Vez…O Meu Mar”, com textos e ilustrações feitos por alunos de diferentes escolas primárias dos Países de Língua Portuguesa e de Macau, tendo Moçambique sido representado precisamente pela Escola Primária Matchik – Tchik da Cidade de Maputo. Como a verba angariada com a venda dos livros é ainda insuficiente para toda a ajuda de que a escola necessita, a associação realiza este SunSet Solidário, ao qual se associam vários artistas locais, para assegurar as três linhas de ação acima referidas.
Deste modo, ao participar no evento está a garantir que todos os alunos da Escola Primária Matchik – Tchik da Cidade de Maputo têm acesso a uma secretária – e deixam de escrever e ler sentados no chão -, que podem aprender sob um teto que realmente os abriga e protege das intempéries, e que usam instalações sanitárias condignas. A sua ajuda será canalizada ainda para a construção de uma minibiblioteca, que fortalecerá o projeto pedagógico da escola e valorizará o gosto dos alunos pela leitura. Um espaço que será igualmente aberto a todas as crianças do bairro de Polana Caniço, onde se situa o estabelecimento de ensino, permitindo-lhes conhecerem outras realidades e idealizarem um futuro.
Uma pequena contribuição da sua parte pode fazer realmente uma enorme diferença na vida destas crianças! Não deixe de ajudar, juntando-se a esta campanha solidária. Os valores da entrada no SunSet (150 MOP com direito a uma bebida de cápsula) e das bebidas consumidas serão revertidos para a escola moçambicana, bem como as verbas resultantes da compra do livro de contos durante o evento (100 MOP).
Participarão no SunSet Solidário os cantores Rodrigo Costa, de Cabo Verde, Betchy Barros, da Guiné-Bissau, Giulio Acconci, de Macau e Jandira, do Brasil. A festa será ainda animada por vários DJ’s: DJ Abel X (Etiópia), DJ SoneKa (Portugal), LaMonique e Alex DJ (Moçambique), DJ Malagueta (Guiné-Bissau) e DJ Cuco (Portugal).
Relatórios da UNICEF sobre a situação das crianças moçambicanas, relativos ao ano de 2021, indicam que cerca de metade, 49 por cento, vivia abaixo da linha da pobreza, e que apenas 30,6 por cento da população chegava ao fim do ensino completo da escola primária. De acordo com o organismo das Nações Unidas, o ambiente vivido na escola é um dos fatores de risco que leva ao abandono escolar, de que é exemplo a falta de instalações sanitárias sensíveis ao género. No entanto, a pandemia da Covid-19 acaba por ser apontada como uma das principais causas da desistência escolar mais recente.
067
É urgente que estas crianças regressem às escolas e voltem a valorizar a aprendizagem. Ajude a que os alunos da Escola Primária Matchik – Tchik se sintam bem e confortáveis nas suas instalações, que a escola seja um porto de abrigo e garantia de estabilidade e de futuro.
A Somos — ACLP organiza Sunsets solidários para apoiar alunos desfavorecidos do universo de países lusófonos, tendo o primeiro evento deste género ajudado jovens da província de Cantagalo em São Tomé e Príncipe.