Somos – ACLP inaugura exposição fotográfica na sexta-feira e lança dois novos eventos: “FotoPasseio em Macau” e encontro de fotógrafos “FotoSínteses Somos – Imagens da Lusofonia x Halftone”

A Somos! – Associação de Comunicação em Língua Portuguesa (Somos – ACLP), em colaboração com a Halftone, lança, este ano, duas novas iniciativas em Macau decorrentes do concurso anual “Somos – Imagens da Lusofonia”, que teve nesta VI edição o tema “O Homem e o Divino”. Os eventos “FotoPasseio em Macau – Locais Sagrados” e “FotoSínteses Somos – Imagens da Lusofonia x Halftone – com Marcos Júnior” decorrem depois do dia da inauguração da Exposição Fotográfica, agendada para 30 de maio (sexta-feira).

A mostra estará aberta ao público até 28 de junho, com curadoria do arquiteto Francisco Ricarte, na qual estarão patentes as fotografias vencedoras do concurso lançado entre fevereiro e março deste ano, assim como as menções honrosas e outras imagens que o júri considerou relevantes por promoverem a comunicação em língua portuguesa e a disseminação das tradições e características lusófonas.  A cerimónia de inauguração tem início pelas 18h30, no Parisian Macau, loja 3306 no piso 3. A Somos – ACLP traz, este ano pela primeira vez, o vencedor do concurso “Somos – Imagens da Lusofonia” o fotógrafo moçambicano, Marcos Júnior, autor da imagem “Onde há fé, há luz que guia”, para estar presente na inauguração. Na sua estadia no território, o vencedor desta VI edição, também irá participar nas duas novas iniciativas decorrentes, organizadas em parceria com a associação de fotografia local Halftone. O objetivo é promover, num plano geral, o papel de Macau como ponte para o intercâmbio cultural entre a China e os Países de Língua Portuguesa e, em particular, um diálogo intralusófono no território, com o foco a recair, este ano, sobre o multiculturalismo religioso e a relação entre o Homem e o Divino.

Na manhã do dia 31 de maio (sábado), realiza-se a iniciativa “FotoPasseio em Macau – Locais Sagrados”, que consiste num percurso guiado por sítios religiosos de culto, que os participantes poderão admirar e fotografar com o apoio, ao nível técnico, do vencedor do concurso, Marcos Júnior, e de Francisco Ricarte, presidente da Halftone, entre outros. O roteiro, inspirado no tema do concurso, contempla as Ruínas de S. Paulo e sua cripta, o Templo de Na Tcha, o Templo de Tou Tei, o Templo de Pau Kung e o Templo de Kun Iam, evidenciando a pluralidade religiosa e multiculturalidade da cidade. Procura-se propiciar uma descoberta coletiva de formas diversas e criativas de captação da espiritualidade local, através das lentes de máquinas fotográficas ou de telefones inteligentes. Além do equipamento fotográfico, os participantes deverão levar água e protetor solar, sendo o ponto de encontro o adro das Ruínas de S. Paulo. O passeio fotográfico tem início às 10h30 e uma duração de duas horas. No final, cada participante poderá enviar até três fotografias, acompanhadas de legendas, para serem publicadas no website e redes sociais da Somos – ACLP.

No dia 3 de junho, às 18h30, decorre o evento “FotoSínteses Somos – Imagens da Lusofonia x Halftone – com Marcos Júnior”, no Parisian Macau. Marcos Júnior e alguns fotógrafos de Macau irão participar numa sessão de partilha de experiências sobre a captação de imagens em contextos religiosos e cerimónias sagradas no âmbito da Lusofonia, nomeadamente sobre técnicas fotográficas para a captação de imagens no domínio espiritual, que permitem a intensificação de características de misticidade e transcendência. Haverá ainda uma reflexão sobre o diálogo fotógrafo/sagrado – deve o fotógrafo ser um mero espetador ou participante, devem as suas considerações e crenças pessoais serem fatores influenciadores na fotografia? – e também sobre o poder das fotografias religiosas e espirituais nas sociedades atuais.

Os dois eventos são gratuitos e abertos ao público, mediante inscrição prévia. A marcação deverá ser feita por telefone:

 Marta Pereira – Somos – ACLP (63947730)

 Francisco Ricarte – Halftone (66121377).

 A VI edição é patrocinada pelo Fundo de Desenvolvimento da Cultura do Governo da Região Administrativa Especial de Macau e integra as  comemorações do “Junho, Mês de Portugal na RAEM”.

 

 

Partilhe esta história, escolha a plataforma!