Era Uma Vez a Minha Língua
A “Somos! – Associação de Comunicação em Língua Portuguesa” (Somos – ACLP) vai lançar, no dia 30 de Setembro, a segunda edição do concurso infantojuvenil “Era Uma Vez…” este ano com o tema: “A Minha Língua”.
A temática desta edição visa celebrar a diversidade linguística presente na comunidade lusófona, destacando as histórias e experiências que podem ser (com)partilhadas através da língua portuguesa e – após tradução – a chinesa.
O concurso envolve escolas e/ou instituições onde é utilizado o português como língua oficial e estimular a imaginação dos mais novos para a língua e pelo gosto pela leitura e escrita. No que se refere à ilustração dos contos, o desafio passa pelo despertar a curiosidade dos participantes para as artes visuais, desenvolvendo os conceitos de interpretação e realização de projecto.
A iniciativa deste ano conta com padrinhos de renome internacional nas respectivas áreas: a conhecida escritora portuguesa Adélia Carvalho e o famoso cartonista brasileiro Cau Gomez. Caber-lhes-á ainda a escolha do conto e da ilustração vencedores, em conjunto com um painel de jurados.
O concurso infantojuvenil de contos e ilustração envolverá a participação de uma escola por cada país/região, num total de nove instituições e destina-se a alunos do 5º e 6º anos de escolaridade (10 aos 12 anos) dos estabelecimentos de ensino participantes, onde o português é utilizado como língua veicular.
Cada estabelecimento de ensino deverá concorrer com um conto original, que poderá ser produzido individualmente ou em grupo. Numa fase posterior, os contos serão distribuídos aleatoriamente por todas as escolas participantes para a respetiva ilustração.
O prémio divide-se, assim, em duas categorias, distinguindo-se, numa primeira fase o melhor conto inédito em língua portuguesa e, numa segunda etapa, a ilustração. O valor monetário total do prémio é de 12,500.00 patacas, destinando-se 7,500.00 patacas à escola vencedora na categoria de conto e 5,000.00 patacas à instituição de ensino vencedora na categoria de ilustração.
Mais tarde, a Somos – ACLP irá publicar os contos em livro, com as ilustrações. Os textos serão ainda traduzidos e adaptados para a língua chinesa.
A inscrição no concurso deve ser efetuada através do formulário que se encontra no final desta página, a partir do dia 30 e tendo em conta o calendário (ver regulamento).
Escolas participantes:
- Angola – Escola Primária 1501 “Dom Moisés”, Distrito urbano do Rangel, Bairro Vila Alice – Luanda
- Brasil – Escola Tiê – São Paulo.
- Cabo Verde – Agrupamento XII, Escola Básica de Ponta d’ Água-Cidade da Praia
- Guiné – Bissau – Centro de Formação Doze Pedras – Bissau.
- Moçambique – Escola Primária Da Maxaquene Khovo – Maputo.
- Macau – Escola Oficial Zheng Guanying .
- Portugal – Escola Básica Dr. Vasco Moniz – Agrupamento de Escolas Alves Redol – Vila Franca de Xira.
- São Tomé – Escola Secundária Patrice Lumumba.
- Timor-Leste – Escola CAFE Liquiçá.
Elementos do júri:
Contos: O júri é constituído pela madrinha Adélia Carvalho; Paula Pinto; Pablo Titosse e Olga Pereira.
Ilustração: O júri é constituído pelo padrinho Cau Gomez; Fong Wai Peng; Rodrigo de Matos e Susana Diniz.